Futebol

Vasco e Santos, finalmente, se enfrentam

Demorou, mas vai finalmente acontecer. Vasco e Santos se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h, no Pacaembu, em uma partida que foi adiada por duas vezes. Olhar para a data original da partida, válida pela terceira rodada do Brasileiro, mostra como é curiosa a dinâmica do futebol brasileiro.

Naquela época, com uma vitória em casa (Atlético-MG) e um empate fora (Chapecoense), o Vasco era invicto em um Brasileiro que ainda engatinhava. Aquele rendimento de 66,6% — melhor do que os atuais 65,4% do atual líder São Paulo — seria um sonho. Hoje, o Vasco tem apenas 37,3% e, em 16º na tabela, com 28 pontos, está na luta contra o rebaixamento. Já o Santos está na 11ª colocação, com 32.

Então comandado por Zé Ricardo, o time naquele último fim de semana de abril já parecia ter superado a perda do título do Carioca para o Botafogo três semanas antes. Àquela época, o time ainda vivia o sonho da Libertadores, que foi justamente o motivo para o adiamento, já que o Santos também estava na competição internacional.

Entre a segunda e a quarta rodadas do Brasileiro, o Vasco fez dois jogos em São Januário pela Libertadores, em que estava em situação difícil no Grupo 5. Contra o Racing, um empate em 1 a 1 manteve o time vivo na competição, mas uma goleada sofrida pelo Cruzeiro por 4 a 0 encerrou suas esperanças.

Trocas de comando

Embora separados por apenas cinco meses, o time mudou radicalmente, e não apenas no treinador, que foi de Zé Ricardo a Alberto Valentim, passando por Jorginho e dois período de interinidade de Valdir Bigode.

As alterações de rota no comando são evidentes, mas no elenco não são menores. Dos jogadores que foram titulares contra Racing e Cruzeiro, apenas quatro serão titulares no Pacaembu: Martín Silva, Yago Pikachu, Thiago Galhardo e Andrés Ríos.

Dos demais jogadores, Henrique é o único que não joga por ter sido barrado. Paulão, Wellington e Wagner já nem estão mais no clube. Outros, como Werley, Desábato, Bruno Silva e Rildo estão entregues ao departamento médico.

Defesa tem missão

Na tentativa de vencer pela primeira vez dois jogos seguidos neste Brasileiro, o Vasco vai ter que parar o artilheiro da competição, Gabriel, com 13 gols. Conhecido como “Gabigol”, ele marcou três vezes no time de Alberto Valentim em 1º de setembro, em pleno Maracanã. Para parar os donos da casa, a dupla de zaga com Leandro Castán e Luiz Gustavo será mantida na equipe.

— Sei que vai ser difícil. O Santos tem muita qualidade. É jovem, rápido, mas confio nos meus companheiros — afirmou Castán, que atuava no Torino, da Itália, quando Gabriel teve uma passagem pelo Inter de Milão. — Nunca joguei contra ele. Quando foi para a Itália jogou pouco. Então, não nos encontramos. É um grande jogador.

O Vasco tentará encerrar uma sequência de sete jogos sofrendo ao menos um gol. Embora tenha conseguido sua primeira vitória pelo Brasileiro em cinco partidas — 2 a 1 sobre o Bahia em São Januário, na última segunda —, isso ainda tira o sono de Castán.

— Estamos levando gol, mas temos de passar segurança aos atacantes — disse.

SANTOS X VASCO

Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Robson Bambu, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Rodrygo, Gabigol e Bruno Henrique.

Vasco: Martín Silva, Rafael Galhardo, L. Castán, Luiz Gustavo e Ramon; Willian Maranhão, Andrey (Bruno Cosendey), Thiago Galhardo, Fabrício e Pikachu; Andrés Ríos.

Local: Vila Belmiro.

Horário: 20h.

Juiz: Wagner Reway (Fifa-MT).

Transmissão: Premiere e Rádio Globo/CBN.

Fonte: Agência O Globo