Futebol

Vasco e rival lutam por um lugar na final da Taça Guanabara

No lado rubro-negro, a prioridade é a Libertadores; em São Januário, todos vivem a expectativa pelo milésimo gol de Romário. Mas neste domingo esses objetivos estarão em segundo plano. Flamengo e Vasco vão se enfrentar no Maracanã, às 16h, com um desejo mais imediato: a classificação para a final da Taça Guanabara.

E como o duelo será contra o eterno rival, os técnicos não desperdiçaram a oportunidade de fazer mistério sobre as escalações. O vascaíno Renato Gaúcho comandou treinos secretos durante o carnaval. Já Ney Franco despista sobre o esquema de jogo: pode manter o 4-4-2 ou lançar o time num 3-6-1, com apenas Obina no ataque.

A única certeza que Renato Gaúcho já revelou é de que Romário continuará no banco, como tem acontecido nos últimos jogos do Vasco - o Baixinho está a dez gols de chegar aos mil, segundo suas contas. Mas a ausência de Romário não significa que o ataque do Vasco já está confirmado: Renato estuda lançar o meia Marcelinho no lugar de André Dias, adiantando o argentino Conca. Independentemente da escalação, o treinador do Vasco aposta na sua estrela vencedora.


- Procuro passar tudo o que aprendi, e acho que ajudei muito. Já ganhei muitos títulos, e sei como é bom dar uma volta olímpica. Esse grupo merece há muito tempo dar uma volta olímpica. Eu nasci para vencer e vou fazer esse grupo também vencedor. E só consegue isso quando se coloca uma faixa no peito - disse Renato Gaúcho, que não contará com o lateral-direito Thiago Maciel, suspenso, mas terá de volta o zagueiro Dudar, recuperado de lesão.

No Flamengo, o desfalque de última hora é o zagueiro Irineu, que voltou a sentir dores no joelho direito. Thiago Gosling e Ronaldo Angelim disputam a vaga, embora Ney Franco possa até mesmo lançar os dois, caso opte pelo 3-6-1 - nesse caso, o atacante Souza deixaria a equipe. Mas a tendência é mesmo a manutenção do 4-4-2, principalmente após a boa atuação na vitória por 3 a 1 sobre o Maracaibo, quarta-feira, pela Libertadores.

- Nossa equipe não vai mudar muito sua maneira de jogar. Eu e minha comissão técnica decidimos que não daríamos nenhum coletivo antes do clássico. Vamos apostar na seqüência de jogos - disse Ney Franco.

VASCO x FLAMENGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro

Horário: 16 horas

Árbitro: William de Souza Nery

Assistentes: Aristeu Leonardo Tavares e Elson Passos Sena Filho

Vasco: Cássio, Eduardo (Wagner Diniz), Jorge Luiz, Dudar e Diego; Ives, Amaral, Conca e Morais; Leandro Amaral e André Dias (Marcelinho). Técnico: Renato Gaúcho

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Moisés, Ronaldo Angelim (Thiago Gosling) e Juan; Paulinho, Clayton, Renato e Renato Augusto; Obina e Souza. Técnico: Ney Franco

Fonte: O Globo