Clube

Vasco e Resende será primeira partida de 2017 em São Januário

Contra o Resende, o Vasco reencontrará sua torcida no melhor lugar possível para a ocasião: São Januário. A partida será a primeira de 2017 na Colina. A última vez que o Vasco havia jogado em casa, foi em novembro de 2016, quando empatou em 1 a 1 com o Luverdense, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

O ano de 2017 traz ao Vasco duas marcas importantes, o retorno à elite do futebol brasileiro e também a comemoração de 90 anos de São Januário, estádio que é motivo de orgulho aos vascaínos devido a sua história.

Fundado em 21 de abril de 1927, São Januário foi construído graças a uma campanha realizada pelos próprios vascaínos, que arrecadaram dinheiro para a compra do terreno em São Cristótão e para a construção do estádio. Em apenas 11 meses, a Colina histórica foi construída. A primeira partida realizada em São Januário foi entre Vasco e Santos, quando o time carioca perdeu por 5 a 3. O primeiro gol marcado no estádio foi do santista Evangelista, e o primeiro gol vascaíno foi feito por Galego.  

Números e história – retirado do Site Oficial do Vasco

Campanha – Na construção do seu estádio, o Vasco mobilizou sócios e torcedores em uma campanha de arrecadação de contribuições, que possibilitou a compra de 6.600 barris de cimento e 252 toneladas de ferro.

Primeiro jogo – Na partida de inauguração do Estádio de São Januário, em 21 de abril de 1927, o Santos venceu o Vasco por 5 a 3. O santista Evangelista foi o autor do primeiro gol da história do estádio.

Iluminação – Em 31 de março de 1928, o Vasco venceu por 1 a 0 o Wanderers, do Uruguai, em amistoso que marcou a conclusão da curva das arquibancadas e a inauguração da iluminação do estádio. São Januário era, então, o único estádio onde se realizavam jogos noturnos.

Maior goleada – A maior goleada da era do futebol profissional, no Rio, foi dada pelo Vasco, em São Januário. O time do Expresso da Vitória atropelou o Canto do Rio, vencendo por 14 a 1 partida disputada em 6 de setembro de 1947.

Tombamento – A fachada do Estádio do Vasco, belo exemplar do estilo arquitetônico neocolonial – em voga na década de 1920 –, é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Maior artilheiro – Roberto Dinamite é o maior artilheiro de São Januário. Marcou 184 gols no Estádio, entre 1971 e 1992.

Fonte: SUPERVASCO.COM