Vasco e Ponte Preta empatam no Rio
Vasco e Ponte Preta empataram em 2 a 2 nesta quinta-feira à noite, em São Januário. O time cruzmaltino perdeu a oportunidade de chegar à quarta vitória consecutiva - o que não acontece em Campeonatos Brasileiros desde 2000 - e, agora em quinto lugar, só não saiu da zona de classificação para a Libertadores porque o Internacional, quarto colocado, já tem vaga garantida no torneio do ano que vem por ser o atual campeão. A Macaca, por sua vez, pulou de 18º para 17º, mas ainda está na zona do rebaixamento.
Na próxima rodada, o Vasco faz o clássico contra o Fluminense, domingo, às 18h10m, no Maracanã. No mesmo dia e horário, a Ponte Preta vai até o Pacaembu enfrentar o Corinthians.
O início de jogo do Vasco animou a torcida. Aos dois minutos, Madson - substituto de última hora de Ramon, que alegou dor nas costas - recebeu na direita mas cruzou errado. Aos dez, Andrade cobrou falta da esquerda e a bola beliscou o travessão (assista ao vídeo exclusivo).
Fechada, a Ponte Preta não incomodava. Mas então aproveitou uma desatenção da defesa vascaína aos 18 minutos e, em seu primeiro lance de perigo, marcou. Fábio Baiano chutou errado, e a bola sobrou para Tuto, que precisou concluir duas vezes até colocar mansamente no canto esquerdo de Cássio (assista ao gol).
O gol deixou o Vasco nervoso. Aos 22, a Macaca quase ampliou com Tuto, que bateu sem direção depois de sair na cara do goleiro cruzmaltino (assista ao lance exclusivo). O time carioca só respondeu aos 34 minutos, com Abedi. Ele iria marcando um golaço de voleio, mas o impedimento foi marcado (assista ao lance exclusivo).
No intervalo, o técnico Renato Gaúcho trocou o zagueiro Éder pelo atacante Fábio Júnior, colocando o time inteiramente à frente. Aos quatro minutos, o próprio Fábio Júnior arrancou pela esquerda e cruzou, mas Jean ficou enrolado e não conseguiu chutar.
O lance animou o time. Aos seis, Abedi lançou Madson na área, e o pequenino jogador foi derrubado na área por Nei. Dois minutos depois, Faioli se apresentou e cobrou com perfeição, no ângulo direito de Jean: 1 a 1 (assista ao gol).
A alegria vascaína durou pouco. Mais precisamente um minuto. Aos nove, Vélber fez o que quis com Diego pelo flanco direito e cruzou para a área. Livre, Tuto marcou seu segundo gol na partida e desempatou (assista ao gol).
Desta maneira, o Vasco precisou correr novamente atrás do empate. Aos 14, Madson quase marcou um gol olímpico, mas Jean espalmou (assista ao vídeo exclusivo). Dois minutos depois, o goleiro da Ponte trabalhou outra vez em arremate forte de Fábio Júnior (assista ao vídeo exclusivo).
Aos 19, a Macaca ficou com dez jogadores. O zagueiro Preto fez uma falta feia em Fábio Júnior e levou o cartão vermelho direto (assista ao vídeo exclusivo). Com um homem a mais, o Vasco foi para cima e igualou o jogo com um golaço. Aos 23 minutos, Fábio Júnior deu um corte em Nei e chutou seco (assista ao gol).
O time cruzmaltino parecia que conseguiria virar a partida e sair com a vitória. Aos 42 minutos, Fábio Júnior perdeu um gol feito de cabeça. A Ponte soube se segurar com bravura na defesa e arrancou um pontinho precioso no Rio de Janeiro.
VASCO 2 x 2 PONTE PRETA
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 20h30m
Arbitragem: Leonardo Gaciba (RS)
Auxiliares: José Silveira (RS) e José Otávio Junior (RS)
Renda: R$ 84.490
Público: 9.449.
Cartões amarelos:Carlinhos, Iran, Tuto (Ponte Preta)
Cartão vermelho: Preto (Ponte Preta)
Gols: Tuto, aos 18 minutos do primeiro tempo; Faioli, aos 8, Tuto aos 9, e Fábio Júnior, aos 23 minutos do segundo tempo
VASCO
Cássio, Claudemir (Thiago Maciel), Éder (Fábio Júnior), Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade, Abedi e Madson (Coutinho); Jean e Faioli
Técnico: Renato Gaúcho.
PONTE PRETA
Jean; Thiago Matias (Ricardo Conceição), Preto e Rafael Santos; Nei, Thiago Carpini, Carlinhos, Fábio Baiano (Luis
Carlos) e Iran; Vélber e Tuto (Jean Carlos).
Técnico: Marco Aurélio