Futebol

Vasco é o quarto time a trocar mais de técnico na era de pontos corridos

Desde que o sistema de pontos-corridos foi adotado em 2003, a dupla Fla-Flu tem sido a recordista em trocar o comando técnico do time.

Com a entrada de Carlos Alberto Parreira no lugar de René Simões, o Fluminense completou 16 trocas e se igualou ao Flamengo neste \"ranking da instabilidade\". O cálculo é feito sem considerar treinadores interinos mas contando, claro, interinos que foram efetivados como Marcelo Oliveira no Atlético-MG e Márcio Fernandes, no Santos.

Além das óbvias implicações desta análise, como maus resultados, falta de planejamento, erros nas avaliações de treinadores, o impacto dentro de campo é muito grande. O elenco acaba sofrendo com a instabilidade, sendo constantemente reavaliado sem sucesso ou segurança.

Logo atrás, o Atlético-MG, assolado por décadas sem títulos nacionais e só contabilizando duas Copa CONMEBOL no mesmo período (em 1992 e 1995). Rebaixado no Brasileiro de 2005, o Atlético-MG já trocou 15 vezes de treinador, a última ao substituir Émerson Leão por Celso Roth. Vasco da Gama e Corinthians, também rebaixados neste período, tiveram 13 trocas de comando técnico.

Porém o Corinthians já está com o mesmo treinador há quase um ano e meio. Mano Menezes segue sua trajetória no Grêmio, clube no qual ficou por dois anos e meio.

Fonte: Clicrbs