Futebol

Vasco é o 6º time mais cotado para vencer o Campeonato Brasileiro

Elencos fortes e regulares, craques, boas campanhas recentes e manutenção do grupo na janela de transferências. Esses são alguns dos fatores citados pelos comentaristas para apontar Santos, Fluminense e Corinthians como as equipes favoritas ao título do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 19 de maio. O Peixe venceu o Paulistão, e o Tricolor levou o Carioca. Os três estão disputando as quartas de final da Taça Libertadores.

A convite do GLOBOESPORTE.COM, nove especialistas de vários cantos do país aceitaram a missão de elaborar uma tabela, mostrando como imaginam que ficaria a classificação do campeonato após a última rodada, do primeiro ao vigésimo colocado. É um desafio complicado, segundo eles, já que o principal torneio nacional tem registrado equilíbrio entre os times e muitas mudanças ao longo da competição, principalmente com a chegada da janela de transferências, alterada pela CBF de 1º a 31 de agosto para 20 de junho a 20 de julho.

- Parece muito fácil falar agora, vendo como os times estão. Mas a janela às vezes dá um tapa no tabuleiro da competição, vira o jogo, então tudo pode mudar. É que nem na Fórmula 1: você tem que ir para o Box, precisa parar e ajustar seu carro. Quando você volta para a pista é que vai ver se vai continuar igual ou se vai mudar alguma coisa - disse Marvio dos Anjos, blogueiro do GLOBOESPORTE.COM.

Com os nove palpiteiros, elaboramos uma classificação geral. Funciona da seguinte maneira: o primeiro colocado recebe 20 pontos, o segundo, 19, o terceiro, 18, e assim por diante, até o vigésimo, que leva um ponto. Deu Santos em primeiro lugar, com o Fluminense logo atrás, e o Corinthians, atual campeão, completando o pódio.

O time é seguido por Internacional, São Paulo e Vasco. Flamengo, Botafogo, Grêmio e Palmeiras vêm logo depois, completando os dez primeiros. Curiosamente, o Cruzeiro, que em 2011 era um dos favoritos, aparece apenas na 12ª colocação, logo atrás do Atlético-MG (veja ao final do texto os palpites de cada jornalista e a classificação geral em um infográfico).

Para o comentarista do PFC e da TV Bahia, Darino Senna, o Santos precisa superar a si próprio para ficar com o título. A vantagem do Peixe se dá, na opinião dele, pela presença de dois jogadores: Neymar e Paulo Henrique Ganso.

- Com Neymar e Ganso em grande fase, os maiores adversários do Santos estão na própria Vila Belmiro - a falta de peças de reposição e a desmotivação em caso de conquista da Libertadores. Se conseguir superar esses \"rivais internos\", o Santos de Neymar leva a única taça nacional que lhe falta - apostou.

O blogueiro Ayrton Baptista Junior, que comanda o Blogueiros & Barangas, do GLOBOESPORTE.COM/Paraná, faz coro ao outro palpiteiro.

- Santos e Fluminense só não estarão entre os primeiros se a depressão ou a euforia pós-Libertadores contaminá-los - relatou.

Já o comentarista da RBS, do Rio Grande do Sul, e blogueiro do Vida Real, Mauricio Saraiva, que apostou no Timão como campeão, exaltou a manutenção do trabalho feito por Tite em 2011.

- O time de Tite tem como destaque o trabalho coletivo, a regularidade e a solidez defensiva, qualidades que levaram o Corinthians à conquista do Brasileirão 2011. Todos estes atributos estão mantidos, a começar pelo comandante - relatou.

Na zona da degola, houve alguns times apontados por todos os jornalistas, como Náutico, que aparece mais vezes na lanterna, e a Portuguesa. No geral, além desses dois, Sport e Atlético-GO seriam os outros rebaixados. Para o comentarista da TV Globo Nordeste, Lúcio Surubim, a dificuldade do clube pernambucano se dará por ter um time ainda em formação.

- O Náutico vai ter muita dificuldade, principalmente no início, com o time em formação e depois vai ter que contar muito com a sorte para fugir do rebaixamento. Lembrando que o campeonato é longo e muita coisa mudará - concluiu.

Confira abaixo os palpites dos comentaristas e a classificação geral:



Fonte: ge