Futebol

Vasco e Mesquita: novidades dos dois lados

O jogo entre Vasco e Mesquita, nesta quarta-feira, pela quinta rodada da Taça Rio, às 21h50, em São Januário poderia ser entre o melhor e o pior time do Campeonato Carioca. Porém, como o Cruzmaltino perdeu seis pontos no TJD-RJ tem, oficialmente, 20 pontos no geral e a quarta melhor campanha. Por outro lado, o seu adversário somou apenas oito pontos em onze partidas e é o lanterna da competição.

A equipe vascaína entra em campo para defender uma invencibilidade de dois meses - 11 jogos - e os seus 100% de aproveitamento no segundo turno (12 pontos no Grupo A). Além disso, está embalada pela vitória por 2 a 0, no último domingo, sobre o seu maior rival, o Flamengo, o que não acontecia há cerca de dois anos (seis partidas). Porém, fruto de alegria pelo resultado, o clássico trouxe dor de cabeça para o técnico Dorival Júnior: três jogadores expulsos.

O Vasco não poderá contar com o zagueiro Titi, o lateral-esquerdo Ramon e o meia Carlos Alberto. Os substitutos serão, respectivamente, Gian (que estreia em jogos oficiais com a camisa cruzmaltina), Edu (após passar a noite no hospital depois de uma pancada na cabeça no duelo de domingo, treinou normalmente na terça-feira) e Léo Lima. Além disso, o meia Alex Teixeira, por opção do treinador, perdeu a vaga no ataque para o retorno de Rodrigo Pimpão.

Sob pressão devido ao risco de rebaixamento - os dois últimos colocados na classificação geral cairão -, o Mesquita entra em campo acumulando quatro derrotas na Taça Rio (é o lanterna do Grupo B) e com mudanças em seu comando técnico. O técnico Jair Pereira, que dirigiu o time em apenas dois jogos (derrotas para o Resende e para o Madureira), pediu demissão após comandar o treinamento desta terça.

No início da noite, em reunião da diretoria do clube com o elenco, foi definida a volta do técnico Rubens Filho, que iniciou o Carioca no cargo. Por conhecer os atletas, ele decidiu dirigir o time já na partida desta quarta em São Januário. Porém, ele já não poderá contar com o meia Nil, que negocia sua transferência para o Vitória (BA) e já viajou para Salvador para acertar seu contrato.

Além disso, o Mesquita não poderá contar com o meia Nil, que negocia sua transferência para o Vitória, e com o também meia Rafael, que está emprestado pelo Vasco e, por contrato, não pode enfrentar o Cruzmaltino.

FICHA TÉCNICA:VASCO X MESQUITA

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)Data/hora: 24/3/2009 - 21h50 (de Brasília)Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)Auxiliares: Wendel de Paiva Gouvêa (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ)

VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Fernando e Fagner; Amaral, Nilton, Jeferson e Alex Teixeira; Rodrigo Pimpão e Elton. Técnico: Dorival Júnior.

MESQUITA: Fernando, Maricá, João Filipe, Vinícius e Alex; Alemão, Cleiton, André, Fabrício e Yves; Gleisson. Técnico: Rubens Filho.

Fonte: Globo Online