Futebol

Vasco e Goiás, sem grandes objetivos, são decisivos no título

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - O Campeonato Brasileiro chega a sua reta final e, faltando apenas três rodadas para que seja conhecido o campeão de 2010, dois times que já não têm muitos objetivos na competição podem ser decisivos na briga de Corinthians, Fluminense e Cruzeiro pelo título: Goiás e Vasco.

O esmeraldino do planalto central está na penúltima colocação e praticamente rebaixado, mas no último domingo (14) pode ter mudado o rumo da taça, já que arrancou um empate contra o vice-líder Fluminense, entristecendo a massa tricolor que preparou a festa no Engenhão, apostando na vitória e na volta à ponta da tabela. Quem gostou da ajuda verde foi o Corinthians, que assumiu a primeira posição no sábado, ao vencer o também candidato ao título Cruzeiro por 1x0 numa partida recheada de polêmicas.

Vale lembrar que o mesmo Goiás calou um maracanã lotado em 2009, quando empatou com o Flamengo por 0x0 e deixou o hexa mais distante da Gávea. Faltavam duas rodadas e o Flamengo deixou de assumir a ponta num momento crucial, mas depois reverteu a situação contando com tropeços de adversários diretos na briga pelo título e vencendo Corinthians e Grêmios nas últimas rodadas para se consagrar campeão Brasileiro de 2009. E o Fluminense, será que vai conseguir superar o efeito Goiás em busca do bi?

E no caminho dos outros dois candidatos ao título está o Vasco. Livre do rebaixamento e sem chances de Libertadores, o time da colina terá Cruzeiro e Corinthians pela frente e pode ajudar bastante ao colega tricolor. Colega?

Nos últimos anos a tradicional rivalidade entre Vasco e Fluminense ganhou novos capítulos, como a saída de Leandro Amaral da colina para as Laranjeiras que muito irritou os dirigentes cruzmaltinos. Outra rusga recente aconteceu em 2009, quando o Vasco utilizou o meia Jeferson de forma irregular durante o Campeonato Carioca e o Fluminense se posicionou contra o time de São Januário, que perdeu seis pontos no tapetão. O troco vascaíno veio com a recusa de emprestar São Januário para o Flu sediar alguns jogos este ano.

Agora o título que o torcedor tricolor espera há 26 anos pode estar nas mãos, ou melhor, nos pés do Vasco. E será que o time da cruz de malta vai esquecer o passado recente de pequenas crises de relacionamento? Ou o sonhado bicampeonato do Flu morreu mesmo na cabeçada do He-Man goiano, Rafael Moura, campeão da Copa do Brasil em 2007 pelo próprio Fluminense?

Mais três rodadas e todos teremos essas respostas que virão na ponta da língua e das chuteiras no Brasileiro das coincidências.

Fonte: O Repórter