Futebol

Vasco e Fluminense fazem duelo dos únicos invictos do pós-Copa

Apesar dos reforços que chegaram para ambas as equipes neste período, talvez nem o Polvo Paul (molusco famoso pelas previsões) pudesse imaginar que, sete rodadas após a Copa do Mundo, Vasco e Fluminense conseguiriam manter uma invencibilidade no Brasileiro.

Aliás, só os dois entre os 20 clubes.

Nomes de peso, agregados ao bom trabalho feito pelos treinadores Paulo César Gusmão e Muricy Ramalho, contribuíram para o atual sucesso das equipes.

O Cruzmaltino, por exemplo, saltou da indesejável zona de rebaixamento para o nono lugar, a apenas um ponto do desejado G4. O time vem de quatro vitórias e três empates.

Já o Tricolor está em estado de graça. A equipe das Laranjeiras é líder isolada da competição e está quatro pontos à frente do segundo colocado, o Corinthians. Neste período pós-Copa do Mundo, foram cinco vitórias e apenas dois empates, um desempenho simplesmente arrasador.

Leandro Euzébio, zagueiro do Fluminense, espera por um grande clássico no Maracanã.

– Não queremos perder essa invencibilidade, assim como o Vasco também não. Acredito que será um grande jogo. Eles vêm numa ascensão grande e nós vamos fazer nosso papel. Acredito que será um dos maiores jogos do Campeonato Brasileiro – opinou o defensor.

Já o apoiador vascaíno Carlos Alberto não vê segredo na mudança drástica antes e depois da Copa do Mundo na Colina: – Segredo não existe no futebol.

Aquela coisa de ciência exata, como dois mais dois é igual a quatro, acabou. Às vezes se faz tudo certo e acaba perdendo. Não é o Carlos Alberto, o Felipe, o Zé (Roberto) ou o Éder (Luís) que são bons. O Vasco é um grupo de 36 jogadores, que estão se dedicando a cada dia nos treinos.

PC já venceu o Flu neste BR

O técnico PC Gusmão já foi algoz do Fluminense neste Brasileiro. Quando ainda treinava o Ceará, ele foi responsável por uma das duas derrotas do Tricolor na competição – a outra foi para o Corinthians.

A partida, válida pela primeira rodada do Brasileirão, foi disputada no Castelão e os comandados de PC venceram por 1 a 0, gol de Geraldo, de pênalti. O treinador, porém, lembra que a vitória foi suada e não espera por nada muito diferente neste domingo, no Maracanã.

– Foi na base da luta. Só assim para vencer o Fluminense. Eles ainda tiveram um jogador a menos, mas, mesmo assim, fizeram um jogomuito difícil – disse PC, que não considera nenhum exagero o favoritismo do rival no clássico.

– Todo favoritismo que se coloca é justo. O Fluminense tem um grande time e a campanha que faz mostra isso. Tanto que eles podem perder que seguem na liderança.

\"Equilíbrio defensivo tem sido fundamental\"

Rodrigo Ciantar, setorista do Vasco

Assim que chegou ao Vasco, PC Gusmão ainda não tinha em mãos um grupo muito talentoso.

Mas utilizou a parada para a Copa do Mundo para conhecer os jogadores e conseguiu encontrar um esquema de jogo que vem dando certo, com três volantes.

A primeira melhora foi na parte defensiva: o time sofreu apenas três gols após a Copa. Mesmo com a liberação dos medalhões, PC manteve Rômulo, Nilton e Carioca dando suporte. Além disso, ele cobra uma dedicação de todos os jogadores na marcação.

O talento e a experiência de Felipe e Zé Roberto também deram nova cara ao time.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance