Futebol

Vasco e Fluminense contrapõem violência e disciplina

Vasco tem uma média de 30,7 faltas cometidas por jogo contra 19,7 do Fluminense.

O clássico entre Vasco e Fluminense, neste domingo, no Maracanã, colocará frente a frente dois estilos de jogo bem diferentes. Enquanto a equipe de Celso Roth vem sendo acusada de violenta, o técnico tricolor Renato Gaúcho é conhecido por comandar times que cometem poucas faltas.

Até mesmo quando Renato treinava a equipe de São Januário, a média de faltas do time era muito mais baixa do que a atual. Em 2006, o Vasco foi o time mais disciplinado do Campeonato Brasileiro.

No Fluminense, sua chegada também significou uma queda brusca no número de cartões. Além disso, enquanto o rival deste domingo é um dos mais faltosos do Brasileirão, a equipe tricolor está entre as que menos param jogadas com faltas.

\"Sempre coloco na cabeça dos jogadores que a falta é apenas o último recurso. Procuro orientá-los para apenas jogar futebol e pensar nisso. Jogador que dá pontapé não tem chance comigo\", afirmou o treinador do Flu.

Se a chegada do novo técnico diminuiu o número de cartões nas Laranjeiras, ela teve efeito contrário em São Januário. Atualmente, o Vasco é a equipe mais indisciplinada do Campeonato Brasileiro, com 15 cartões amarelos e dois vermelhos, em apenas três jogos sob o comando de Celso Roth.

\"Ainda é muito cedo para rotular o Vasco seja do ponto de vista técnico, do tático ou do disciplinar\", minimizou o treinador cruzmaltino.

Uma partida que contribuiu muito para o Vasco ganhar a fama de violento foi a do último domingo, contra o Náutico. Com menos de dois minutos de jogo, o zagueiro Julio Santos foi expulso. Além dele, Fabio Braz recebeu o cartão vermelho. O time recebeu ainda oito cartões amarelos. \"O jogo contra o Náutico foi atípico\", minimizou Celso Roth.

Fonte: UOL Esporte