Futebol

Vasco e Flu fazem clássico sem-teto

Está marcado para as 18h10 deste domingo o clássico entre Vasco e Fluminense, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto, embora as duas equipes briguem pela liderança (o Tricolor para mantê-la e o Vasco para alcançá-la), o jogo correu risco até de não acontecer.

Tudo por conta de um imbróglio jurídico que atormenta o Brasileirão já no seu início. Como tem o mando de campo, o Vasco faz questão de jogar no seu estádio de São Januário. Entretanto, devido a decisão judicial (leia mais no box ao lado), a CBF confirmou a partida para o Maracanã, onde o presidente do Vasco, Eurico Miranda, avisou que não jogaria.

Problemas extra-campo à parte, Vasco e Fluminense buscam nessa terceira rodada a confirmação do bom momento que atravessam. Ambos fazem boa campanha na Copa do Brasil (em que estão com boas chances de avançar às semifinais) e seguem invictos no Campeonato Brasileiro.

Líder desta competição, o Tricolor conquistou os seis pontos disputados até agora com vitórias sobre Atlético-PR e Goiás. O time das Laranjeiras ostenta a ótima marca de 11 jogos invicto, com oito vitórias e três empates.

Além de manter os 100% de aproveitamento, o Fluminense pretende, pela primeira vez no ano, vencer um clássico contra um rival carioca já que os três disputados no Campeonato Estadual terminaram empatados por 2 a 2.

\"Ainda não ganhamos clássico, só empatamos e isso não é bom. Mas a equipe está muito bem e vamos tentar a vitória\", disse o lateral-esquerdo Marcelo, que, apesar dos 17 anos vem convencendo com seguras atuações.

Se nas Laranjeiras os jogadores exalam confiança, do lado vascaíno pode-se dizer o mesmo. Embora menor que a série tricolor, o Vasco também defende uma seqüência invicta que já dura oito jogos (cinco vitórias e três empates).

Com quatro pontos somados até agora (vitória sobre a Ponte Preta e empate com o Internacional), o time de Renato Gaúcho ocupa a quarta colocação do Brasileirão. A pontuação é a mesma de outros quatro clubes, mas o Gigante da Colina aposta no bom resultado para passar o rival e melhorar ainda mais na tabela.

\"O time deles é muito bom, tem o Pet, que já jogou com a gente, tem o Tuta, mas clássico não tem favorito. Tenho certeza que vai ser um jogo belíssimo e esperamos conseguir uma vitória\", disse o goleiro Cássio, que vem garantindo a sua equipe uma baixa média de gols.

Os times
Embora o técnico Renato Gaúcho não tenha sequer tido tempo para comentar a escalação do Vasco, especula-se que ele deva fazer apenas uma alteração no time que empatou por 0 a 0 com o Volta Redonda, na quinta-feira.

O treinador elogiou a atuação do volante Abedi, mas é possível que ele opte novamente por Andrade, que tem características mais defensivas e daria maior proteção à zaga. Renato considera o ataque tricolor perigoso e essa seria uma opção um pouco mais conservadora.

Com Roberto Lopes ainda lesionado, o meio-campo deverá ter a dupla de volantes Ygor-Andrade, além de Morais e Ramon no setor de criação. No ataque, Renato garantiu a manutenção de Valdiram, que vive jejum pessoal de cinco jogos sem marcar.

\"O Valdiram não esteve em uma uma noite das mais felizes [contra o Voltaço], mas ele é muito importante para o grupo e continua ajudando bastante. Ele não é obrigado a fazer gols sempre. Às vezes um passe é tão importante quanto um gol. Ele joga domingo\", determinou o comandante vascaíno, que no fim da tarde desta sexta-feira teve a confirmação de Edílson.

O Capetinha foi julgado pela expulsão no jogo contra o Criciúma, pela Copa do Brasil, mas pegou apenas um jogo de suspensão. Como já cumpriu, o atacante está liberado para jogar o clássico.

\"Fico feliz pelo resultado. Foi um trabalho perfeito dos advogados do Vasco. Mostrou que a minha expulsão não foi por um lance de gravidade. Fico feliz por poder jogar domingo contra o Fluminense\", disse Edílson.

No Flu, Marcão é o desfalque
Depois de repetir o mesmo time por quatro jogos seguidos, o técnico Oswaldo de Oliveira será obrigado a mexer no Flu. Marcão, com estiramento na coxa esquerda, está fora e seu substituto será Romeu, que entrará em campo mesmo com o nariz quebrado.

\"Sem o Marcão joga o Romeu. Se ele tiver algum problema com a máscara [protetora, que usará no nariz], o Ângelo joga. Não tem mistério\", disse o treinador.

Na frente, Lenny, destaque do Tricolor na temporada, está empolgado. Para ele, a seqüência de 11 partidas sem derrota deixa o time confiante em conquistar um bom triunfo no clássico. \"Essa série dá moral. Uma vitória contra o Vasco será muito bom\", disse o atacante.

Data: 30/04/2006 (domingo)
Horário: 18h10
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (Fifa/PE)
Assistentes: Erich Bartholomeu Bandeira e Ubirajara Ferraz Jota (ambos do PE)

Vasco
Cássio, Wagner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade (Abedi), Morais e Ramon; Edílson e Valdiram
Técnico: Renato Gaúcho

Fluminense
Fernando Henrique; Thiago Silva, Roger e Thiago; Rogério, Romeu (Ângelo), Arouca, Petkovic e Marcelo; Lenny e Tuta
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Fonte: Pelé.Net