Futebol

Vasco e Flamengo fazem hoje o aperitivo da decisão

Flamengo e Vasco começarão a decidir a Copa do Brasil na próxima quarta-feira. Porém, neste domingo, às 18h10min, no Maracanã, os torcedores terão um aperitivo digno da Grande Decisão: os times se enfrentarão pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida não pode ser considerada um simples treino para a finalíssima, já que ambos os times precisam da vitória para não ficarem próximos à zona de rebaixamento.

A rodada do meio da semana, após mais de um mês de treinos, não foi nada boa para os rivais. O Flamengo foi goleado em Volta Redonda pelo o Paraná por 4 a 1 e os vascaínos viram o ídolo Edmundo comandar o Palmeiras na derrota sofrida por 4 a 2 para o Verdão.

Em São Januário, o técnico Renato Gaúcho mostrou irritação com a derrota. Antes do treino desta sexta-feira, ele se reuniu com os jogadores por mais de uma hora, para cobrar a recuperação contra o Flamengo. Normalmente, o papo após as derrotas não dura mais do que 20 minutos, diferentemente do que aconteceu desta vez.

Para o clássico, Renato optou por escalar um time reserva para usar a força máxima na próxima quarta-feira.

Com isso, jogadores como Alberoni, Faioli e Valdir Papel, que quase não atuaram, terão uma chance.

Mas o treinador faz mistério para anunciar oficialmente o time. Nomes, somente após o treino deste sábado. A tendência é que ele utilize o esquema 3-5-2, como fez na partida contra o Grêmio, quando também utilizou reservas e conseguiu vencer assim mesmo.

O Flamengo não vive situação diferente. Ney Franco só anunciará o time após o treino de sábado.

As mudanças promovidas pelo técnico não surtiram o efeito esperado. Toró entrou no time como cabeça-de-área e não agradou, assim como o jovem Renato Augusto, que teve a primeira chance de começar jogando no time principal.

Apesar da derrota, Ney Franco pode manter o time para que os jogadores ganhem entrosamento para a grande final.

- Tivemos um resultado ruim com os jogadores que voltaram agora de longa inatividade. Voltamos com eles porque têm de pegar ritmo. É uma boa formação, podemos manter, mas está cedo para definir - disse Ney Franco.

A boa notícia mesmo com a derrota foi a atuação do atacante Luizão. Ele ficou afastado do time devido a uma lesão no pé direito por quase três meses e suportou bem os 90 minutos, marcando, inclusive, o gol de honra do Flamengo. A escalação dele, contudo, não está garantida ainda.

- Vamos ver. É duro jogar toda semana, quarta e domingo, quarta e domingo - disse o atacante.

Juan e Jônatas receberam o terceiro cartão amarelo e já estão fora. Os substitutos dos suspensos devem ser André e Léo Medeiros. Na frente, Peralta jogará, caso Luizão seja mesmo poupado.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x VASCO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 16/7/2006 - 18h10min
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Marinaldo Silvério e Marcio Luiz Augusto (SP)

FLAMENGO: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e André; Léo Medeiros, Toró, Renato e Renato Augusto; Peralta (César Ramírez) e Luizão - Técnico: Ney Franco
VASCO: Roberto, Eder, Carlão e Paulão; Claudemir, Roberto Lopes, Abedi, Ernane e Alberoni; Faioli e Valdir Papel - Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Lancenet!