Futebol

Vasco e Evandro Rogério Roman-GO empatam "decisão" (vídeo)

Em um jogo emocionante, com duas expulsões e quatro gols, o Vasco arrancou o empate em 2 a 2 contra o Atlético-GO, no Serra Dourada. Saindo atrás no placar, o resultado ainda poderia ter sido melhor, uma vez que o Gigante da Colina jogou o segundo tempo praticamente inteiro com dois jogadores a mais. Carlos Alberto ainda perdeu um pênalti, aos 38 do segundo tempo.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo começou como uma legítima decisão, disputado e com as equipes se respeitando. O Vasco buscava jogadas pelas pontas, nas costas dos laterais do Atlético-GO, principalmente com Alex Teixeira. Em uma delas, Enrico apareceu livre na área, pela esquerda, mas foi travado pela zaga. O Dragão levava perigo nos contra-ataques. Aos 11 minutos, Rafael Cruz recebeu de Elias, na ponta direita, driblou para o meio da área e bateu de canhota. Fernando Prass defendeu bem.

A partir dos 15 minutos da etapa inicial, os contra-golpes mudaram de lado. O Atlético-GO passou a dominar o jogo, tocar a bola e o Vasco usar de velocidade. Carlos Alberto tramava boas jogadas com Elton, que fazia o pivô, mas era, seguidamente parado com faltas duras.

A melhor organização do time goiano não demorou a fazer efeito. Um efeito rápido e letal. Aos 27 minutos, Jairo subiu sozinho, dentro da pequena área vascaína, após escanteio. Elton apenas olhou o zagueiro do Atlético-GO e Fernando Prass saiu mal do gol. Um a zero no placar. Atordoado, o Vasco não conseguiu se recompor a tempo de não levar o segundo. Em contra-golpe pela esquerda, Pituca foi ao fundo e rolou para o meio da área. Juninho finalizou forte, no ângulo esquedo de Prass.

Atrás no marcador e perdido em campo, o Vasco corria atrás da bola, que passeava de pé em pé no lado rubro-negro, quando, em um lance isolado, Elton cruzou da esquerda e a bola bateu no braço de Antônio Carlos. Pênalti, convertido em gol pelo capitão Carlos Alberto. O Vasco diminuía a diferença no placar, aos 43 do primeiro tempo e mantinha as esperanças de virada no segundo.

SEGUNDO TEMPO



Logo aos três minutos, o autor do primeiro gol do jogo, Jairo deu um carrinho frontal em Elton e foi expulso. O Vasco partiu para o ataque, em busca do empate, mas não conseguia armar uma jogada que levasse perigo ao gol de Márcio.

Após bons lançamentos para Carlos Alberto, que o capitão não conseguiu dar sequência, o Cruzmaltino quase empatou em falta cobrada por Paulo Sérgio, na risca da grande área. A zaga cortou para escanteio. A pressão começou a fazer efeito e Elton marcou, aos 19, mas a jogada já havia sido anulada pelo auxiliar. Aos 27, valeu a persistência de Elton. De cabeça, ele assinalou seu 21º gol na temporada. A essa altura, o Gigante da Colina já tinha dois a mais em campo, com a expulsão de Agenor.

Aos 39, Carlos Alberto ainda desperdiçou o pênalti que poderia dar a vitória ao Vasco, e foi espulso, em seguida, após completar uma jogada para o gol, com o lance parado.

O Atlético-GO enfrenta a Ponte Preta na próxima sexta-feira, no Moisés Lucarelli, na próxima rodada, e o Vasco recebe o Paraná, em São Januário, no mesmo dia. A disputa pela liderança continua, agora, cada um no seu caminho.

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-GO 2 x 2 VASCO

Estádio: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/hora: 5/9/2009 - 16h10 (horário de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (FIFA - PR)
Auxiliares: Aparecido Donizetti Santana (PR)
Moisés Aparecido de Souza (PR)
Renda/público:
Cartões amarelos: Agenor 16\"/1ºT, Jairo 22\"/1ºT, Elias 6\"/2ºT, Marcão 9\"/2ºT, Pituca 23\"/2ºT (ATG) Carlos Alberto 8\"/1ºT, Nílton 44\"/1ºT, Mateus 10\"/2ºT (VAS)
Cartões vermelhos: Jairo 3\"/2ºT, Agenor 21\"/2ºT (ATG) Carlos Alberto 40\"/2ºT

GOLS: Jairo 27\"/1ºT, Juninho 29\"/1ºT (ATG), Carlos Alberto 43\"/1ºT, Elton 27\"/2ºT (VAS)

Atlético-GO: Márcio; Rafael Cruz, Jairo, Antônio Carlos (Alisson 42\"/2ºT) e Chiquinho; Agenor, Pituca, Robston e Elias (Leandro Amaro 11\"/2ºT); Juninho e Marcão (Fábio Gomes 19\"/2ºT). Técnico: Mauro Fernandes

VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral (Allan, intervalo), Mateus (Philippe Coutinho 23\"/2ºT), Enrico (Nílton 33\"/1ºT) e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Elton. Técnico: Dorival Júnior.

Nota: A mudança do título da matéria é do SuperVasco,por conta dos ridículos 2 minutos de acréscimo, depois de toda a cera feita pelo Atlético-GO, e pelo avanço quase até o meio-de-campo do goleiro do Atlético-GO, no pênalti perdido por Carlos Alberto, sem que fosse ordenada a repetição da cobrança.

Fonte: Lancenet!