Vasco e Duque de Caxias já foram parceiros nos últimos anos
Vasco e Duque de Caxias se enfrentam neste domingo, às 16h, em São Januário, pela 15ª e última rodada do Campeonato Carioca. O Cruz-Maltino já está classificado para as semifinais e joga a partida apenas com o compromisso de tentar a segunda colocação. Para a equipe da Baixada Fluminense, entretanto, a partida vale a permanência na Série A do Estadual. O que talvez poucos sabem é que os dois clubes, até poucos anos atrás, tinham uma grande relação de amizade.
Em 2005, Eurico Miranda, na época presidente do Vasco, firmou uma parceria com o Duque. O primeiro treinador da equipe após fecharem compromisso com o time de São Januário foi Álvaro Miranda, filho de Eurico. Porém, “Euriquinho” acabou ficando poucos meses no cargo.
Eurico foi parceiro do Duque durante cinco anos. Durante este tempo, o Tricolor conseguiu chegar à Série B do Brasileiro, disputando pela primeira vez em 2009, mesmo ano em que o Vasco disputou a Segundona pela primeira vez em sua história. Neste período, a Águia da Baixada chegou a mandar alguns jogos em São Januário e no Vasco-Barra.
No entanto, Eurico encerrou a parceria com o Caxias em 2010. Naquela oportunidade, ofereceram a ele uma compra de 49% do clube. Porém, na última hora, desistiu do negócio.
Entretanto, o “rompimento” durou quatro anos. Em janeiro, Vasco e Duque de Caxias firmaram um segundo acordo. Desta vez, o Gigante da Colina emprestaria jogadores para o time da Baixada. Neste negócio, foi fechado também uma prioridade de compra para o Cruz-Maltino de qualquer atleta do Caxias. Na oportunidade, o atacante Rodrigo Dinamite, filho do presidente vascaíno Roberto Dinamite, foi emprestado para o Águia da Baixada.
Agora, no próximo domingo, o Vasco pode “esquecer” esta amizade e rebaixar o Duque para a Série B do Estadual. Mas, para o Tricolor escapar, tem que vencer e torcer pelas derrotas de Resende e Audax, diante do Madureira e do Macaé, respectivamente.
Fonte: JE - Jogada Ensaiada