Vasco e Cruzeiro fazem confronto equilibrado no Brasileiro
O equilíbrio, no entanto, não está só na disputa pelas primeiras posições do campeonato. Ao longo da história, o confronto foi marcado por rivalidade e jamais houve favorito.
A maior prova disso está no retrospecto do entre vascaínos e cruzeirenses no Brasileirão. Em 45 partidas disputadas desde 1971, ano em que foi criada competição, foram 16 vitórias do Cruzeiro, 15 empates e 14 derrotas. A vantagem, mesmo que discreta, é mineira. Mas em 74, a final foi protagonizada pelos dois times. E deu Vasco.
Em 2011, mais um exemplo deste equilíbrio. No primeiro jogo, em junho, o time cruzmaltino, ainda saboreando a Copa do Brasil, foi derrotado em casa por 3 a 0. O troco veio no segundo turno. Com show de Diego Souza, autor de três gols, o Vasco se vingou, devolvendo o placar.
Mas no somatório geral, o Cruzeiro tem muito mais vitórias, levando em conta Copa Libertadores, Copa do Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão. Foram 61 compromissos, sendo 23 triunfos dos mineiros, 23 empates e 15 vitórias do Vasco.
Pela Libertadores, até hoje os dois times duelaram em quatro oportunidades, com dois empates e uma vitória para cada lado. Na Copa do Brasil, em oito encontros, os vascaínos jamais venceram: quatro empates e quatro vitórias cruzeirenses. O mesmo acontece pelo Robertão em quatro partidas: dois empates e dois triunfos dos mineiros.
Mais lidas
- 4 Vasco teria recusado proposta para venda da SAF, segundo influencer TOP
- 0 Danilo teria sido oferecido ao Vasco para jogar como zagueiro TOP
- 1 Foto enigmática do filho do grego interessado na SAF do Vasco chama atenção TOP
- 0 Filho do grego interessado na SAF do Vasco segue o clube no Instagram TOP
- 4 Paiva tem permanência incerta em 2025 TOP
- 0 Três pontos principais: CBF antecipa o Brasileirão e início dos Estaduais TOP
- 0 LFU: Valores a partir de 2025 serão maiores do que os atuais TOP
- 0 As chances do Vasco em probabilidades no Brasileirão após a rodada 32 TOP
- 0 Crise técnica faz Paiva ter dificuldades com contratados no meio do ano TOP
- 0 Elenco 'junta os cacos' com muita conversa e quer dar resposta imediata TOP