Clube

Vasco é condecorado pelo presidente de Portugal

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ao Clube de Regatas Vasco da Gama a categoria de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique. As insígnias serão impostas esta sexta-feira pelo embaixador Luís Faro Ramos, no Consulado-Geral de Portugal no Brasil, no Rio de Janeiro.

Com raízes luso-brasileiras, o clube, mais conhecido apenas como Vasco da Gama - uma homenagem ao navegador português que descobriu o caminho marítimo para a Índia -, celebrou a 21 de agosto o seu 125.º aniversário. Ocasião em que foi recordada a forma como sempre lidou com as questões de tolerância e não discriminação.

Aliás, um dos maiores orgulhos para os adeptos e dirigentes da agremiação fundada em 1898 por lusodescendentes e que tinha, na altura, como única modalidade o remo, é uma carta que está exposta na sala de troféus do Estádio São Januário. Neste documento o presidente do clube em 1924, José Augusto Prestes, anunciava à Associação Metropolitana de Esportes Atléticos que o clube se recusava a dispensar os 12 atletas negros, operários e analfabetos que tinha no plantel - futebolista

Este documento ficou na história do país como um marco na luta contra o racismo no futebol. E que neste aniversário voltou a ser recordada.

Fonte: DN online