Futebol

Vasco dividido entre levar a sério ou não a Sul-Americana

Se Hamlet um dia se perguntou “ser ou não ser”, o Vasco que entra em campo hoje para enfrentar o Palmeiras, às 22h, no Parque Antárctica, se divide na seguinte questão: levar ou não levar a sério a Copa Sul-Americana? Assim como o personagem do escritor inglês William Shakespeare, o time comandado por Tita se encontra numa verdadeira encruzilhada. Mergulhados na crise por conta da ameaça de serem rebaixados para a Segunda Divisão do Brasileiro, os vascaínos ainda vislumbram dias mais alegres na competição internacional.

O que torna a vida do Cruzmaltino ainda mais difícil é o fato de que ir bem na Copa Sul-Americana e escapar da degola parecem ser duas coisas incompatíveis. Com um elenco reduzido e poucos reservas capazes de inspirar confiança, o caminho parece ser o da escolha.

Na opinião dos torcedores, Tita deve não só escalar contra o Palmeiras o que tem de melhor como também buscar a vaga nas oitavasde-final, quando enfrentaria o Sport Ancash, do Peru. Em pesquisa realizada pelo LANCENET!, 66% dos internautas disseram que o treinador deve entrar com tudo na SulAmericana, já que ainda existe a chance de o Vasco buscar o título.

Pelo menos no discurso, os jogadores caminham lado a lado com a torcida. O atacante Leandro Amaral acredita que uma boa exibição contra o Palmeiras será capaz de trazer benefícios também para a campanha do time no Brasileiro.

– Se conseguirmos fazer uma grande partida, isso vai ajudar bastante no aspecto psicológico, irá resgatar a auto-confiança do torcedor.

Será fundamental para domingo entrarmos com outro astral – disse.

No fim das contas, a dúvida do Vasco poderá acabar esta noite, caso repita o mau futebol dos últimos jogos. Por outro lado, uma outra questão permanecerá. O que é melhor: ser campeão da Sul-Americana ou rebaixado no Brasileiro?

Vitória no primeiro jogo é exemplo

Assim como agora, o Vasco entrou em campo contra o Palmeiras na primeira partida da primeira fase da Copa Sul-Americana abalado por uma derrota traumática. No domingo anterior, o Cruzmaltino havia sido goleado por 5 a 0 pelo Vitória, na estréia do técnico Tita.

Um dos líderes do elenco vascaíno, o zagueiro Jorge Luiz acredita que um resultado positivo contra o Alviverde, fora de casa, poderá trazer a paz de volta ao clube.

– Uma classificação sobre o Palmeiras nos daria uma motivação. No primeiro jogo foi assim. Perdemos e depois nos recuperamos. Espero que ocorra um novo embalo com a conquista da vaga – disse.

Jorge Luiz foi expulso infantilmente contra o Náutico e sabe o efeito que um fracasso hoje pode ter: – Se perdermos, aumenta a crise.

Uma desclassificação seria ruim.

Fonte: Lance