Futebol

Vasco deseja fechar "quadra de líderes"

Líder do Brasileiro com 50 pontos, o São Paulo enfrenta um rival indigesto nesta quarta-feira, às 22h. O Vasco, adversário no Morumbi, venceu todos os três concorrentes ao título deste ano atuando fora de casa.

A primeira vítima foi o Grêmio, atual vice-líder com 45 pontos. No dia 7 de maio, em jogo do primeiro turno, os cariocas venceram por 2 x 1, no Olímpico. À época, o time comandado pelo técnico Renato Gaúcho ainda atuou com reservas, já que se preparava para o confronto da semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense. Patrício abriu o placar para os gaúchos, enquanto Éder e Pereira (contra) viraram o jogo.

O Santos, hoje o quatro colocado com 43, foi o segundo que sofreu com o Vasco. Ainda pelo primeiro turno, no dia 20 de agosto, o Peixe foi derrotado por 2 x 0, na Vila Belmiro. Abedi e Morais fizeram os gols. O resultado quebrou uma invencibilidade alvinegra de 19 jogos atuando em casa nesta temporada e ainda findou uma seqüência carioca de sete partidas sem vencer longe do Rio de Janeiro.

Por fim, o Vasco derrotou o Internacional, atual terceiro colocado. No dia 27 de agosto, em Porto Alegre, já pelo returno, os cariocas fizeram 2 x 1 sobre os gaúchos, que haviam acabado de conquistar o título da Libertadores. Jorge Luiz abriu o placar. Iarley empatou, mas Morais virou o jogo.

O retrospecto do rival como visitante contra os líderes faz o São Paulo redobrar a atenção para esta quarta-feira. \"Será uma partida muito difícil. Eles conseguiram bons resultados fora de casa e, por isso, o cuidado com o Vasco tem que ser ainda maior para este jogo\", afirmou o lateral Júnior, que fez mais elogios ao Vasco.

\"É um time jovem, de muita velocidade e obediência tática. O principal destaque é o Moraes, mas precisamos ter atenção com todo o time\", acrescentou.

O Vasco também confia no seu desempenho contra os líderes para tentar surpreender o líder no jogo desta quarta-feira e se manter na briga pela vaga na Libertadores de 2007. Atualmente, o time de Renato Gaúcho aparece na sexta colocação, com 38 pontos.

\"Para nós é o jogo ideal para fazer uma boa partida e conquistar os três pontos. Vai ser como foi contra o Santos e o Internacional, quando ninguém esperava muita coisa do Vasco, com a postura fechadinha e tentando sair nos contra-ataques\", afirmou o volante Ygor, referindo-se aos dois resultados positivos obtidos fora de casa.

O técnico Muricy Ramalho concorda: \"O Vasco joga melhor fora de casa, sem pressão [da torcida], com todos os jogadores atrás da linha da bola e sempre armado para o contra-ataque. Temos que atuar com inteligência, atacar o adversário com cobertura, pois eles sabem contra-atacar com muita rapidez\".

Além de ter 100% contra os líderes fora de casa, o Vasco também está invicto nos jogos em São Januário diante destes adversários. Até aqui, foram três empates por 1 x 1, contra Internacional (15 de abril), São Paulo (28 de maio) e Grêmio (9 de setembro).

\"O São Paulo é uma equipe muito forte e bem dirigida pelo Muricy, talvez o melhor time deste Campeonato Brasileiro. Mas não é imbatível. Então eu preciso tentar surpreendê-los nesta quarta-feira\", disse Renato Gaúcho.

Equipes
A principal mudança no Vasco será no esquema com dois atacantes. Em jogos fora de casa, o time vinha usando somente um, mas, no Morumbi, Leandro Amaral vai estrear como titular do ataque ao lado de Jean. Assim, o treinador vai usar o 4-4-2, mas com um meio-campo mais reforçado. O meia Ramon se machucou e dá lugar para o volante Amaral.

Jorge Luiz, recuperado de lesão na coxa direita, volta à zaga e Carlão deixa o time. Já Wagner Diniz, também com problema na coxa direita, segue fora e Claudemir será titular novamente.

No São Paulo, o técnico Muricy Ramalho terá o retorno de Rogério Ceni, que cumpriu suspensão na partida contra o Atlético-PR no último sábado, e Aloísio, recuperado de contusão, que volta à equipe após seis jogos.

A ausência será o volante Mineiro, que foi convocado pelo técnico Dunga para os amistosos contra Kuait e Equador. O são-paulino, que vai ocupar o lugar Edmilson, cortado por lesão, desfalca o time nesta quarta e também contra o Fluminense, no sábado. Richarlyson deve ser titular.

\"Não entendo o critério deste negócio. Não é assim que funciona o futebol. Não dá para tirar um jogador tão importante em cima da hora. O Dunga teria que entender que estamos disputando um título que não ganhamos há mais de 15 anos\", reclamou Muricy. \"É lamentável. Mas aqui [no Brasil] é assim. Cada um pensa apenas no seu. Vai nos prejudicar bastante\", acrescentou.

SÃO PAULO x VASCO

Data: 04/10/2006 (quarta-feira)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Horário: 22h
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas e Ênio Ferreira de Carvalho (DF)
Transmissão: TV Globo (para o Rio) e PPV

São Paulo
Rogério Ceni; Ilsinho, Fabão, Miranda e Júnior; Richarlyson, Josué, Souza e Danilo; Leandro e Aloísio
Técnico: Muricy Ramalho

Vasco
Cássio; Claudemir, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Amaral, Ygor, Andrade e Morais; Jean e Leandro Amaral
Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Pelé.Net