Torcida

Vasco descarta Camisas Negras mas usará episódio de Dedé

O Vasco lançou em março de 2011 as chamadas \"camisas negras\" em campanha contra o racismo e um dos modelos na apresentação foi o zagueiro Dedé. Um ano depois, o próprio jogador foi chamado de ‘macaco’ durante a partida contra o Libertad-PAR na semana passada pela Copa Libertadores e se mostrou indignado. A torcida, então, apoiou seu ídolo e pediu que o time utilizasse a peça no duelo diante da equipe paraguaia nesta quarta-feira. Porém, o uniforme não consta em inscrição obrigatória feita na Conmebol e, por isso, não poderá atender à solicitação dos vascaínos.

Agora, o campo é o de São Januário e haverá o apoio da torcida. Felipe, um dos principais jogadores da equipe, declarou que dessa vez a história vai ser diferente. O meia disse que o grupo ainda não conversou sobre as provocações rivais, mas revelou que, se depois do jogo tiver briga, a equipe não irá fugir.

O pedido da torcida se tornou um dos mais comentados no Twitter, na última quinta-feira. Apesar da situação desagradável, o Vasco espera usar o caso a seu favor. A equipe do técnico Cristóvão Borges quer contar com o apoio dos torcedores e o próprio comandante revelou que esse será um estímulo para todos.

“Não dá para esconder, nós ficamos muito chateados com esse episódio do racismo. E com todas as confusões do jogo lá no Paraguai. Por mais que peça calma aos jogadores, eu sei que eles estão loucos para dar uma resposta”, disse o treinador.

A camisa é uma homenagem ao time de 1924, que foi o primeiro a ter negros no seu elenco e era chamado de \"Camisas Negras\", por isso a mesma recebeu este nome. O uniforme é todo preto e traz os seguintes dizeres: Respeito, Igualdade, Democracia e Inclusão. Que estão estampados na altura do peito e na gola.

Apesar de todo o apelo extracampo, o treinador lembra que o jogo é decisivo para o Gigante da Colina e que a equipe tem o reforço da torcida. “Além de ser um jogo que pode definir a nossa situação, eu vou usar todos os problemas que tivemos no Paraguai como motivação. Sei que a torcida comprou essa ‘briga’ e também vai nos ajudar\".

O Vasco realiza nesta terça-feira o último treino antes da partida contra o Libertad-PAR, que será disputada nesta quarta, às 22h, no estádio de São Januário. O Gigante da Colina é o segundo colocado do grupo 5 da Copa Libertadores, com quatro pontos, três a menos do que o adversário desta semana.

Fonte: UOL Esporte