Vasco define perfil do substituto de Abel Braga; Veja
Após viagem a Portugal, José Luís Moreira deve ser empossado ainda esta semana como novo vice de futebol do Vasco - ocupado atualmente pelo presidente Alexandre Campello. O retorno ao cargo que o grande benemérito ocupou em uma das gestões de Eurico Miranda pode ser acompanhado de mudanças importantes no departamento. Em meio a estas possibilidades, o clube de São Januário definiu o perfil do substituto de Abel Braga a ser contratado.
O novo comandante, portanto, precisa reunir basicamente três ingredientes:
- Entender a dificuldade do Vasco em contratar reforços e colocar salários em dia.
- Desenvolver um grupo de atletas medianos a alcançar o auge técnico.
- Gerir o elenco para evitar que problemas externos interfiram no trabalho.
Por ora, Campello e André Mazzuco, diretor executivo, conduzem a busca pelo novo técnico. E, com a diretriz estabelecida, devem apontar esforços em um nome emergente no mercado, diferentemente das últimas escolhas por Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo. Thiago Largui, sem clube desde que deixou o Atlético-MG, é um exemplo de alguém que se encaixa no perfil e teve o nome especulado.
Ocorre que, antes de definir um nome a ser contratado, outras mudanças podem ocorrer. Depois de Abel demitir-se na segunda-feira, Zé Luís volta da Europa com a missão de administrar a crise do futebol vascaíno, afinal, a campanha é péssima em 2020. São apenas quatro vitórias, cinco derrotas, cinco empates e somente 14 gols marcados: time foi eliminado da Taça Guanabara, faz má Taça Rio, tem situação complicada na terceira fase da Copa do Brasil e passou para a segunda fase da Sul-Americana.
Nesta lógica, o gerente André Souza e o diretor executivo André Mazzuco têm seus respectivos cargos ameaçados - Mazzuco, aliás, tem contrato até maio. Porém, por ora, nenhuma decisão foi oficializada.
Desde iniciou o deslocamento de Portugal para o Brasil, Zé não tem retornado ligações nem recebido mensagens via Whatsapp. Empresário bem-sucedido, é credor do Vasco e está em busca de receitas para amenizar a asfixia financeira que tem incomodado jogadores e funcionários.
Novo treinador
O Vasco já sondou a situação de Eduardo Barroca antes mesmo de Abel Braga sair, porém, o treinador manifestou o desejo de seguir no Coritiba - a direção do time carioca negou a busca pelo ex-técnico do Botafogo. Outro nome em pauta é o de Jair Ventura, que fez grande trabalho no Alvinegro entre 2016 e 2017, e depois passou por Santos e Corinthians.
Além dos que estão sendo avaliados, nomes aos montes chegam à mesa dos comandantes do futebol vascaíno. Argel Fucks, que recentemente deixou o Ceará, e Milton Mendes, com passagem pelo Vasco, em 2017, foram oferecidos. O português José Morais, que foi auxiliar de José Mourinho, é outro nome que deve ser levado ao clube.
Inicialmente o ídolo Ramon Menezes, auxiliar-técnico que integra a comissão técnica permanente do Vasco, comanda o time profissional. Além de Abel, deixaram o clube os auxiliares Leomir e Alex. O preparador físico Flávio de Oliveira e o preparador de goleiros Marquinhos Santos ainda não tiveram a situação definida e têm chance de continuar no clube.
Fonte: ge