Clube

Vasco debateu sobre futebol feminino no Museu da República na última 5ª

Por sua vitoriosa trajetória no Futebol Feminino, o Vasco da Gama foi convidado para participar na última quinta-feira (10/07) de um debate sobre o futuro da modalidade no país. Promovido pela exposição multimídia “Mulheres em Campo driblando Preconceitos”, o encontro foi realizado no Museu da República, no bairro do Catete, e contou com a participação de representantes da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Ministério do Esporte (ME) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Durante cerca de duas horas e meia, os enviados dos citados órgãos apresentaram seus projetos para o desenvolvimento e profissionalização do futebol feminino no país e ouviram relatos de pessoas que labutam diariamente nesta área. Também participaram da discussão Thais Picarte (jogadora da seleção brasileira), Juliana Cabral (ex-jogadora da seleção brasileira e atual comentarista de esporte do Sistema Globo de Rádio), Ana Paula Oliveira (ex-árbitra e jornalista) e Helena Pacheco (jogadora e técnica do Vasco na década de 90).

O time vascaíno no Palácio do Catete foi formado por Paulo Neves e Mario Alexander (supervisores), Luí Toledo (preparador físico do sub-17), Beatriz Garrido e Brenda Farias (jogadoras do time sub-17) e Déborah Touguinhó (jogadora do time adulto). Campeã da Taça Cidade de Nova Iguaçu Juvenil no último final de semana, a meio-campista Brenda Farias comemorou

- Achei muito legal o evento, principalmente pela interação que tivemos com jogadoras e ex-jogadoras mais experientes. Elas sabem perfeitamente o que estamos passando. Foi um prazer nós representar o Vasco num evento que exalta o Futebol Feminino, que ainda não é valorizado no país - afirmou a atleta de 17 anos.

Após o término do debate, o Secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, elogiou o cruz-maltino pela valorização ao esporte, relembrando inclusive alguns jogos da equipe no Campeonato Brasileiro do ano passado. Coordenador da seleção brasileira de futebol feminino, Fabrício Maia destacou o trabalho de base desenvolvido pelo clube de São Januário, único do Brasil a possuir cinco categorias dedicadas a modalidade.

Fonte: Site oficial do Vasco