Futebol

Vasco de olho no pentacampeonato

A terceira vitória consecutiva no Brasileiro e o salto da sétima para a quarta posição na tabela mostram que o Vasco está mesmo na briga pelo pentacampeonato nacional (o clube conquistou os títulos de 1974, 1989, 1997 e 2000). Os números provam que o clube faz até agora a sua melhor campanha em Brasileiros desde a implantação dos pontos corridos, que ocorreu em 2003.

Mesmo com um elenco limitado, o time cruzmaltino vem tendo atuações de encher os olhos da torcida. Nas três últimas partidas, o Vasco bateu Santos, Figueirense e Internacional, atual campeão das Américas. Resultados que deixaram o clube na tão sonhada zona de classificação para a Libertadores e perto da liderança.

A campanha no atual Campeonato Brasileiro por pontos corridos vem superando todas as expectativas. E mesmo relembrando campeonatos anteriores, que não tinham esse regulamento, é evidente a boa fase do time.

Alguns dados das campanhas nos últimos três anos comprovam que o clube está mesmo em um caminho promissor. Em 2003, o Vasco terminou o primeiro turno com 28 pontos em 23 jogos, com sete vitórias e um aproveitamento de 40%. No ano seguinte, em 2004, foram 27 pontos em 23 jogos, com sete vitórias e um aproveitamento de 39%. Por fim, no ano passado, na campanha de 2005, terminou o turno com 26 pontos em 21 jogos, com as mesmas sete vitórias e um aproveitamento de 41%. Com esses números, o Vasco não conseguiu uma boa classificação ao fim das competições. Em 2003, ficou na 17ª posição, em 2004, na 16ª, e em 2005, na 12ª posição.

A história, porém, parece estar mudando. Diferentemente das fracas campanhas anteriores, o time fez um bom primeiro turno, ficando em sétimo lugar. Foram 29 pontos em 19 jogos, com oito vitórias e um aproveitamento de 51%. E o time já começou bem o returno. A vitória sobre o Internacional o levou à nona vitória e à quarta posição no campeonato. Se continuar nesse ritmo, tem tudo para brigar pelo título e quem sabe levar para a imensa galeria de troféus de São Januário, o inédito pentacampeonato nacional.

Fonte: Jornal dos Sports