Vasco da Gama: Suas Origens e Símbolos
O Vasco é um clube com história. Com mais de 100 anos, a instituição Vasco da Gama já passou por muitas situações, muitas delas marcadas na história do clube e do futebol de modo geral. É um clube que já deu muitas alegrias para o seu povo, mas que hoje em dia não anda nos alegrando tanto. Quem gosta de apostar pode não estar tendo sorte com o Vaso, nesse caso, tente Novibet para ver se a maré de sorte muda.
Se você ainda não conhece a história do Vasco, vale a pena conhecer. O Club de Regatas Vasco da Gama, fundado em 21 de agosto de 1898, foi criado por um grupo de homens que trabalhavam no comércio do Rio de Janeiro para a prática do remo, estreando no futebol apenas em 1916.
A inspiração para o nome do clube e seu principal símbolo, a cruz vermelha, veio do aniversário de 400 anos da descoberta do caminho marítimo para as Índias, percorrido pela primeira vez em 1498 pela expedição marítima liderada por Vasco da Gama. Na ocasião, as embarcações levavam a cruz desenhada em suas velas.
Embora a cruz que simboliza o clube seja chamada de Cruz de Malta no hino do time, na verdade, a que era usada pela frota de Vasco da Gama, que inspirou os fundadores do clube, é a Cruz da Ordem de Cristo. O nome Cruz de Malta se refere a outro tipo de cruz heráldica, que são todas as que têm pontas iguais e abertas, incluindo a do símbolo do Vasco.
A primeira sede do clube foi um sobrado alugado provisoriamente em frente ao Largo da Imperatriz, na região central da cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde nasceu a primeira escola para a prática de remo da cidade. Depois de 3 meses, o clube passou para a sede oficial, na Praia Formosa, antiga Ilha das Moças.
Inclusão e Inovação
Um dos grandes diferenciais do Vasco desde a sua fundação era aceitar representantes das classes mais pobres, incluindo negros e comerciantes, algo que não acontecia nos outros clubes bem mais elitistas. Para que essas pessoas pudessem se dedicar ao esporte, foi preciso driblar a lei do amadorismo, que impedia pagar salários aos jogadores. A solução foi contratar os atletas como funcionários dos comerciantes portugueses.
Além disso, o Vasco foi responsável pela primeira grande jogada de marketing do futebol brasileiro. Em 1925, produtores de vinho do Rio Grande do Sul pretendiam entrar no mercado carioca e derrotar os importados. Como a maioria dos portugueses, maiores consumidores da bebida, eram vascaínos, os produtores resolveram bancar a contratação e os salários do atacante gaúcho Luiz Carvalho. Deu certo. Carvalho foi um sucesso em campo e teve sua imagem associada aos vinhos do Rio Grande do Sul.
Momentos Históricos
O famoso Expresso da Vitória, como o Vasco passou a ser chamado entre 1947 e 1952, formava com Barbosa, Augusto e Rafanelli; Eli, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico. Em 1948, o Expresso do Vasco foi campeão dos campeões sul-americanos, no Chile. Esse time foi a base da Seleção Brasileira de 1950.
Fonte: SUPERVASCO.COMMais lidas
- 0 Pedro Caixinha gostou da procura do Vasco, diz Agência RTI Esporte TOP
- 1 A decisão que Pedrinho deve anunciar na coletiva desta segunda (25) TOP
- 0 Renato Gaúcho teria recebido consulta do Vasco, diz Diogo Dantas TOP
- 0 Sem multa por demissão, os detalhes da saída de Rafael Paiva do Vasco TOP
- 2 A trajetória de Felipe como treinador TOP
- 0 Cauan Barros se despede do Amazonas
- 0 Garone: Renato Gaúcho teve problemas com Pedrinho em 2008; vídeo
- 0 Gabriel Pec é a bola da vez na Major League Soccer
- 0 Campeão da Sul-Americana, técnico Gustavo Costas é oferecido ao Vasco
- 1 Fernando Diniz no Vasco em 2025? Garone comenta; vídeo