Torcida

Vasco contará com apoio de catarinense fanático na Ressacada

Pela primeira vez nesta Copa do Brasil, o Vasco vai decidir a classificação longe de São Januário. Mas isso não quer dizer que o time não possa se sentir em casa na semifinal de hoje, contra o Avaí, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!. No que depender de Davenir Hinkel, o Vasco terá todo apoio para se recuperar do empate em 1 a 1 no jogo de ida e se garantir na decisão da competição.

Já pela fachada de sua casa, em Camboriú, cerca de 80 km de Florianópolis dá para ter a medida da paixão. A residência é toda construída em homenagem ao Vasco. Davenir recebeu a equipe do L! e fez um tour pelo local. Das grades do portão à piscina, por todo lado há algum objeto do cruz-maltino.

– Comecei a fazer essa obra há uns seis anos. Primeiramente queria colocar uma cruz grande no muro da frente, aí um torcedor rival mexeu, fez brincadeira disso, e então comecei a fazer algo maior. Acho que dá para o pessoal do Vasco se sentir em casa (risos) – afirmou Davenir, que é pedreiro e fez toda a obra do imóvel sozinho.

Nascido e criado em Santa Catarina, Davenir viverá uma emoção única hoje. Afinal, será a primeira vez que deixará sua casa para ir ao estádio. Mesmo ansioso, ele admite que prefere o conforto do lar.

– Gosto de assistir pela TV, ou ouvir pelo rádio, aqui de casa mesmo. Afinal, é uma casa toda do Vasco, não é? (risos). Bebo minha cerveja esticadão no sofá, sem tumulto. Mas estou muito contente por poder ver um jogo do estádio. É algo que vou guardar para sempre.

Antes de se despedir, o pedreiro, que mora com a esposa Alessandra e os dois filhos, Dêniver e Raiane, fez um último pedido ao time.

– O Vasco pode se sentir em casa aqui, com essa homenagem que fiz. Agora, tomara que eles possam vencer, ou empatar por dois gols, para que eu também possa me sentir em casa lá na Ressacada.

Sogro avaiano comprou os ingressos

Davenir teve que contar com uma ajudinha de seu sogro para adquirir os ingressos para o jogo do Vasco, pois não tinha como se deslocar de Camboriú para fazer a compra. O problema é que o pai de Alessandra, sua esposa, é torcedor fanático do Avaí.

Seu Nilton vai receber o casal em sua casa hoje à tarde. Logo depois, vão todos juntos ao Estádio da Ressacada. Mas, na arquibancada, os destinos serão diferentes. Cada um vai para a torcida de seu time de coração.

– Meu pai é torcedor fanático mesmo do Avaí. É conselheiro de lá e nos ajudou a comprar os ingressos. É claro que não quer nem saber de Vasco – disse Alessandra.

O vascaíno admite que a paixão do sogro chegou a influenciar sua esposa e seu filho mais velho. Mas ele garante que o time número um da casa é o Cruz-Maltino.

– Minha esposa gosta do Avaí, meu filho também. Mas é o segundo time. Acho que a maioria dos torcedores do Avaí torcem para outras equipes também. Muitos são até vascaínos e ficarão divididos na hora do jogo.

Bate-bola com Davenir Hinkel

Você sempre foi torcedor do Vasco, mesmo morando longe?
Sempre fui fã do Vasco, principalmente por causa do Roberto Dinamite. Acompanhava direto os jogos com ele em campo e hoje continuo torcendo pela televisão.

Como surgiu a ideia de construir essa casa dedicada ao time?
Como mexo com isso (pedreiro), foi uma forma que encontrei de fazer uma homenagem. Também porque eu queria ter alguma coisa assim na minha casa. Comecei a mexer há uns seis anos. Fiz a planta baixa, tenho curso técnico para isso, e fui fazendo uma coisa aqui e outra ali até chegar a esse ponto em que estamos agora.

Qual foi a parte do imóvel que deu mais trabalho durante a obra?
Com certeza a parte da piscina.

E os torcedores rivais, o que dizem quando passam por aqui?
Tenho amigos flamenguistas, outros que fazem brincadeiras, porém, saudáveis. Na verdade, eles acharam bem legal o que eu fiz.

Quais os times de maior sucesso em território catarinense?
Tem muito vascaíno, mas tem muito flamenguista também, além de muitos torcedores de Grêmio e Inter. Em Florianópolis, Figueirense e Avaí são a maioria.

Para saber mais sobre Davenir Hinkel, clique aqui

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance