Vasco comemora hoje dez anos de um tri animal!
Casaca! Casaca! Casaca, saca, saca! A turma é boa é mesmo da fuzarca! Vasco! Vasco! Vasco! Há exatos dez anos, cerca de 90 mil torcedores vascaínos que lotaram o Maracanã, cantaram a plenos pulmões comemorando o tricampeonato brasileiro, após um empate sem gols com o Palmeiras.
Era a consagração de Edmundo, artilheiro recordista, com 29 gols, e craque do Brasileirão, que estava no auge de sua carreira, e o início de uma das épocas mais gloriosas da história do clube, que em 1998, ano de seu centenário, conquistaria a Libertadores da América e o Carioca, em 1999 venceria o Torneio Rio-São Paulo e, em 2000, a Copa Mercosul e a Copa João Havelange.
Mescla boa
Com um elenco formado por jovens valores como Felipe, Odvan, Pedrinho e Juninho Pernambucano, e jogadores mais experientes, como Mauro Galvão, Luisinho, Evair e Válber, o técnico Antônio Lopes montou uma equipe quase imbatível, dono da melhor campanha na fase de classificação, e que passou pela fase final sem nenhuma derrota em oito jogos até chegar ao título. O técnico lembrou que tudo começou com a pré-temporada em São Lourenço.
\"Foi ali que montamos a base daquele time. Chegamos ao ponto ideal com a contratação de reforços como Mauro Galvão, Evair e Válber, que deram a experiência que faltava ao elenco\", lembrou Lopes.
Alfinetadas
Outros responsáveis pela formação daquele time vitorioso também lembram com muito carinho da conquista, que hoje completa dez anos.
\"Aquela vitória em cima do Flamengo na fase final foi especial, ali ganhamos mais força ainda. E também marcou muito o fato do Edmundo ter jogado a segunda partida da final, mesmo tendo sido expulso no primeiro jogo. Foi um título especial\", declarou o atual presidente Eurico Miranda, que na época era vice de futebol.
O presidente do clube em 1997, Antônio Soares Calçada, também expressou sua alegria ao lembrar do título:
\"Foi tudo maravilhoso. Aquele 4 a 1 no Flamengo foi uma conquista à parte. Começava ali uma série de grandes triunfos do nosso clube.\"
Leia também: Vasco comemora 10 anos do título de 97
- SuperVasco