Futebol

Vasco começa maratona de viagens pelo Brasil

O título estadual já é página virada. Hoje começa a maratona vascaína, com data para terminar somente em dezembro. Às 21h45m, o time enfrentará o CRB, em Maceió, pela Copa do Brasil, e amanhã já vai viajar para o Maranhão, onde atuará contra o Sampaio Corrêa, pela primeira rodada da Série B. Será assim, de um lado para outro no país, que os jogadores vão passar boa parte das semanas até o fim do ano.

O desgaste físico e psicológico com os longos deslocamentos é considerado pela comissão técnica um dos principais obstáculos no caminho do Vasco rumo ao retorno à Primeira Divisão. A diretoria tenta amenizar o problema com a disponibilidade de voos fretados para a delegação. Foi assim que o time desembarcou em Maceió ontem, recepcionado por dezenas de pessoas no aeroporto da cidade.

Outra iniciativa do clube é a inclusão na viagem de aparelhos de recuperação física que podem ser usados dentro do avião, para que o tempo seja otimizado e os atletas possam fazer tratamento durante os deslocamentos.

Na terça-feira, Luan e Martín Silva ficaram sob os cuidados do Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo (Caprres) e são as únicas dúvidas do técnico Jorginho. Sua ideia é utilizar força máxima na partida de hoje e, quem sabe, vencer com dois gols de diferença para eliminar a necessidade de jogo de volta.

- Desejamos ir com o time completo, mas ainda vamos ver - afirmou o técnico Jorginho. - Temos um cuidado especial com Martín Silva e Luan, eles saíram do jogo de domingo com dores.

Para se ter uma noção de como o desgaste com viagens é maior na Série B do que na Série A, em 2015, na Primeira Divisão, o Vasco teve apenas duas viagens para fora do Sudeste e do Sul do país, contra Sport e Goiás. Já este ano, o Vasco fará dez excursões até Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Mesmo no Sul e no Sudeste, o time fará apenas duas viagens para capitais de estado, contra Avaí e Paraná.

Fonte: Extra