Futebol

Vasco começa mal 2008 e perde em Dubai para o Hamburgo: 2 a 1

Assim como em 2007, quando deixou escapar resultados importantes por causa de erros da defesa, o Vasco começou 2008 com uma derrota. Em Dubai, nos Emirados Árabes, o time carioca perdeu para para o Hamburgo, da Alemanha, por 2 a 1, em partida válida pelo torneio do país. Romário comandou a sua primeira partida na temporada e sequer ameaçou entrar em campo para mudar o panorama do jogo, mesmo com a torcida no Al Maktoum Stadiu pedindo a sua presença no gramado.

No próximo sábado, o Vasco volta a campo para enfrentar a seleção dos Emirados Árabes. Com o resultado e o gol marcado diante do Hamburgo, o time somou um ponto, contra cinco do rival. China e Emirados Árabes completam o quadrangular.

Pressão alemã

Com uma quantidade maior de torcedores no estádio, o Hamburgo começou melhor a partida e teve duas chances claras de abrir o marcador. Aos 4, Jarolim recebeu dentro da área e desperdiçou na cara de Roberto. Três minutos depois, Trochowski arriscou de fora da área e o goleiro vascaíno defendeu. A resposta do time carioca aconteceu aos 10. Beto lançou Wagner Diniz e o lateral perdeu uma ótima oportunidade.

O Hamburgo seguiu melhor na partida, talvez por estar em atividade no Campeonato Alemão e o Vasco apenas iniciando a preparação para a temporada 2008. Van der Vaart, o nome do jogo, teve uma ótima chance ao tentar encobrir Roberto. A bola acertou o travessão. Porém, aos 28 não teve jeito. Jarolim aproveitou falha da zaga vascaína para abrir o marcador.

Aos 32, a sorte rondou o Vasco. Pressionado por Leandro Bomfim, o zagueiro Mathijsen recuou a bola com força e enganou o goleiro Hesl, colocando o placar novamente em igualdade. O time da Colina ainda teve uma excelente oportunidade de virar o jogo, outra vez com Wagner Diniz, que chutou para fora.

Troca de camisas e vitória do Hamburgo

Na volta par o segundo tempo, o técnico Romário sacou Beto e apostou na entrada de Amaral. O time melhorou a marcação e conteve o ímpeto do Hamburgo, que seguia sendo comandado por Van der Vaart. Um lance curioso chamou a atenção logo no início da etapa final. Luisão e Jorge Luiz voltaram ao campo com as camisas trocadas e tiveram que desfazer o equívoco no gramado do Estádio Al Maktoum.

O Hamburgo seguiu com o domínio da partida e aproveitou mais uma falha do Vasco para ficar novamente em vantagem. Van der Vaart cruzou e De Jong cabeceou para marcar o segundo do time alemão.

VASCO 1 X 2 HAMBURGO-ALE

Estádio: Estádio Al Maktoum, Dubai (EMI)
Data/hora: 9/1/2007 - 11h (de Brasília)

Cartões amarelos: Wagner Diniz, Thiaguinho, Luizão (VAS); Jaronin, Demel (HAM)
Cartões vermelhos:

Gols: Jarolin, 27\"/1ºT (0-1); Mathijsen (contra), 32\"/1ºT (1-1); Niquel de Jong, 23\"/2ºT (1-2)

VASCO: Roberto, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Luizão e Marcos Vinícius; Jonílson, Thiaguinho (Alex Teixeira, 24\"/2ºT), Beto (Amaral, intervalo), Leandro Bomfim (Rafael, 35\"/2ºT) e Morais; Alan Kardec (Villanueva, 17\"/2ºT). Técnico: Romário.

HAMBURGO-ALE: Hesl, Boateng, Mathijsen, Demel e Niqel de Jong; Castelen, Trochowski (Ben-Hatira, 39\"/2ºT), Jarolim (Ofoe, 25\"/2ºT) e Van der Vaart (Putsilo, 32\"/2ºT); Kompany e Olic (Paolo Guerrero, 16\"/2ºT). Técnico: Hubben Stevens.

Fonte: ge/Lancenet