Futebol

Vasco coloca amistosos na geladeira

No início do ano, a diretoria do Vasco tomou uma decisão polêmica ao transformar jogos-treinos em amistosos, como forma de ajudar o atacante Romário a se aproximar mais rapidamente dos mil gols. A medida trouxe críticas de todos os lados, principalmente pela fragilidade dos adversários cruzmaltinos.
Em janeiro e parte de fevereiro, qualquer brecha no calendário era suficiente para os dirigentes encaixarem um amistoso. Foram oito ao total, do qual o Baixinho participou de seis e anotou nove gols. A situação começou a mudar, no entanto, no dia 16 de fevereiro.

Um dia depois de o Vasco enfrentar o Botafogo-PB em João Pessoa, viagem da qual Romário foi poupado, o clube cruzmaltino agendou um amistoso contra o que acreditava ser uma equipe da terceira divisão da Alemanha.

A surpresa veio na hora que o adversário entrou em campo: se tratava de um time de veteranos alemães, alguns com mais de 50 anos e muitos quilos a mais. Irritado, o Baixinho se recusou a entrar em campo e o amistoso se transformou em jogo-treino com os reservas cruzmaltinos.

Coincidência ou não, desde então o Vasco não disputou mais nenhum amistoso desde então, apesar de algumas brechas no calendário, como nesta semana. O time até entrou em campo para enfrentar o Estácio de Sá, na última quarta-feira, mas a pedido de Romário a partida não teve caráter amistoso. Apesar da recusa do Baixinho em transformar o jogo-treino em amistoso nesta semana, o supervisor Nilson Gonçalves minimiza o problema e garante que o projeto para o Baixinho chegar aos mil gols não está arquivado.

\"Estamos em uma fase importante, temos jogos decisivos pela frente e devemos ter cuidados especiais. Mas vamos voltar a marcar outros amistosos para associar as duas coisas: treino ao projeto gol mil de Romário\", afirmou o supervisor.

O projeto, no entanto, terá que esperar um pouco caso o Vasco decida voltar a marcar amistosos. Isto porque o time carioca deve realizar pelo menos quatro partidas oficiais nas próximas duas semanas.

Time - Enquanto não volta a disputar amistosos, Romário tenta ajudar o Vasco a se classificar para as semifinais da Taça Rio. No domingo, o Baixinho estará em campo para enfrentar o Americano, em São Januário. Apesar de ter substituído o atacante no clássico com o Fluminense no último final de semana, o técnico Renato Gaúcho já conversou com Romário e garante que o mal-estar já está superado.

\"Ele expôs os pontos de vista dele, eu expus os meus. Não tem problema algum. Conversamos como acontece toda semana e nossa relação está ainda mais fortalecida. Tentaram criar uma tempestade em copo d´água, mas não conseguiram. O Romário continua sendo o meu capitão, o meu líder e o meu goleador\", comentou Renato.

Ao lado de Romário, o treinador vascaíno escalará os atacantes Edílson e Valdiran. O esquema ofensiva agradou a este último, que garante não se importar com a maior responsabilidade que terá na hora em que o Vasco estiver sem a bola.

\"Vai mudar um pouco porque eu vou ter que ajudar mais na marcação. Mas venho jogando e estou em boa forma física. Não haverá problemas. Estou prevendo um futuro de muitos gols para o ataque formado por Edílson, Romário e eu\", afirmou Valdiran.

Já Edílson, que marcou um gol no jogo-treino com o Estácio de Sá, espera repetir a dose na partida com o Americano, quando estará pela primeira vez diante da torcida cruzmaltina. O Capetinha também aposta no sucesso do trio de atacantes.

\"Espero fazer mais gols e formar um grande ataque com a experiência do Romário e a velocidade do Valdiran. Vamos jogar ofensivamente para que o time possa fazer muitos gols\", comentou Edílson.

A maior dúvida está sobre quem vai ser sacado do time para a entrada de Edílson. Depois de tirar Morais no jogo-treino com o Estácio de Sá, o técnico Renato Gaúcho vai analisar a equipe sem o meia Ramon no coletivo desta sexta.

\"Amanhã (sexta) vou testar o Morais. Sabia que teria essa dor de cabeça e infelizmente só posso escalar onze e alguém vai sobrar. Não quero saber de idade, salário, nome. Me preocupo com o futebol. Sou sempre correto com eles. Saindo do Vasco, Renato Gaúcho também aproveitou para comentar a polêmica envolvendo o atacante da Seleção Brasileira, Ronaldo.

O treinador falou sobre as críticas que o Fenômeno vem recebendo nos últimos dias. \"Na minha opinião, o Ronaldo está um pouco acima do peso, mas não está velho, é um grande trunfo do Parreira e nos ajudará bastante na Copa. Ele tem que levar estas críticas pelo lado construtivo\", comentou.

Fonte: Gazeta Esportiva.net