Clube

Vasco cai para 8º na preferência dos assinantes de pay-per-view

A Globo anunciou, nesta segunda-feira, os resultados da primeira pesquisa encomendada aos institutos Datafolha e Ibope sobre a preferência clubística de seus assinantes de pay-per-view. O índice, que decidirá a divisão do montante mínimo da propriedade para os próximos três Campeonatos Brasileiros, mostrou um panorama conhecido nas quatro primeiras posições da \"tabela\", mas uma composição inusitada nas posições subseqüentes.

O maior prejudicado é o Vasco. Apontado como o quinto clube de maior torcida no Brasil pela última pesquisa Datafolha, com 6% da preferência, a agremiação de São Januário é apenas a oitava na aferição do PPV, com 6,46% das lembranças.

A diferença está na ascensão de Grêmio, Internacional e Cruzeiro, que passaram à frente com 8,17%, 6,87% e 6,56%, respectivamente. O resultado avaliza o mau momento do Vasco, que depois de ter sido rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro tentou evitar o corte de 50% de suas cotas de televisão (padrão no Clube dos 13), sem sucesso.

Destacado como uma das maiores ascensões, o Grêmio também ratificou o apoio que vem recebendo da torcida nos últimos anos. Na última edição do nacional, o clube do Olímpico teve a segunda melhor média de público, com 31.725 pessoas por partida.

\"A gente sabe que tem uma torcida diferente. Se você pegar o Datafolha e o Ibope, nós estamos sempre bem colocados, assim como na Timemania. Desta vez ultrapassamos até o Vasco\", disse César Pacheco, vice-presidente de marketing do clube, que esteve presente na reunião do Clube dos 13 em que foram apresentados os resultados.

Líder isolado com 13,84% da preferência, o Flamengo mantém a ponta de maneira confortável, mas não tanto quanto nos tradicionais índices de torcida. Ao contrário dos seis pontos percentuais sobre o Corinthians (17% contra 12%, segundo a última pesquisa Datafolha), os cariocas tiveram de se contentar com cerca de quatro, já que os paulistas obtiveram 9,77% das lembranças.

\"O Flamengo já esperava isso. Nós tínhamos a notícia de que éramos os maiores vendedores, mas como São Paulo tem mais cobertura da Globo poderia dar um resultado mais apertado, o que acabou não acontecendo\", disse Márcio Braga, mandatário da Gávea, que considerou o resultado melhor que o esperado.

O São Paulo, por sua vez, ratificou seu poderio econômico e se aproximou do Corinthians, com 9,21% da preferência, contra 8% da última pesquisa Datafolha sobre torcidas. Atlético-MG e Fluminense, com 5,94% e 5,55%, respectivamente, completaram a lista.

Fonte: Máquina do Esporte