Futebol

Vasco busca vencer o Flamengo pela 1° vez na gestão Pedrinho

O Vasco não vence o Flamengo há 13 jogos — oito deles na gestão Pedrinho. O presidente, ídolo do clube enquanto jogador, tenta a primeira vitória contra o maior rival durante o mandato da presidência, em partida neste domingo, válida pelo Campeonato Brasileiro.

Um dos objetivos da direção era tornar o clube mais competitivo contra os maiores rivais. A derrota do Vasco, por 6 a 1 em 2024 para o Flamengo, logo na primeira semana da gestão de Pedrinho, foi um divisor de águas.

Ali, o presidente passou a ter mais participação no futebol e promoveu mudanças na estrutura da SAF, como o afastamento do CEO Lúcio Barbosa na pasta esportiva e a convocação do diretor técnico Felipe Loureiro, que segue no cargo até hoje.

A mudança tinha como objetivo tornar o Vasco mais "Vasco" por dentro, com pessoas identificadas com o clube. Desde então, em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, o Vasco não perdeu mais para o Flamengo, mas também não venceu. Foram três empates em três jogos na competição.

No entanto, nos quatro jogos do Campeonato Carioca, o Vasco foi derrotado pelo o Flamengo. A última vitória vascaína no "Clássico dos Milhões" foi justamente no campeonato estadual. Em 2023, ainda na primeira fase, com golaço de Pumita Rodríguez. De lá para cá, são 13 jogos de invencibilidade para os rubro-negros (nove vitórias e quatro empates).

A última vitória do Vasco sobre o Flamengo no Brasileirão completou 11 anos em 2025. O Vasco não vence o maior rival pela principal competição do país desde 2015, quando derrotou o time da Gávea por 2 a 1, com gols de Rodrigo e Nenê no Maracanã. Desde então, foram 14 confrontos no agregado dos mandos, com sete vitórias e sete empates.

No retrospecto de todas as competições desde 2017, o Vasco só tem duas vitórias contra o Flamengo, algo que os vascaínos querem mudar para ontem na história do clássico.

O Vasco entra em campo contra o Flamengo às 16h, neste domingo, no Maracanã. A equipe está no meio da tabela no Brasileirão e tenta encerrar o jejum incômodo contra o maior rival.

Fonte: ge