Futebol

Vasco busca melhorar números fora de casa para almejar o acesso

Na Série B, pontuar fora de casa é fundamental para aqueles que almejam retornar à elite do futebol nacional. Com uma vitória (1 a 0 no Brusque) e um empate (1 a 1 com o CRB) longe dos seus domínios sob o comando de Fernando Diniz, o Vasco mostrou que pode reagir. Mas, para isso, seu treinador precisa melhorar os números da equipe no campeonato quando atua distante de São Januário.

Foram apenas três triunfos (Brasil de Pelotas, Vitória e Brusque, sempre por um gol de diferença), com quatro empates (Ponte Preta, Coritiba, CSA e CRB) e seis derrotas (Cruzeiro, Goiás, Botafogo, Remo, Operário e Avaí), o que corresponde a um aproveitamento de 33,3%, insuficiente para o acesso. Prova disso é que três times que fazem parte do G4 aparecem com os melhores desempenhos como visitante: CRB, Coritiba e Avaí.

Dos 20 clubes da Série B, somente quatro deles aparecem com campanhas inferiores ao Vasco fora de seus estádios: Ponte Preta, Vitória, Brasil e Confiança, este último o próximo adversário dos cariocas, domingo (3), às 18h15, no Batistão.

Quando ainda era dirigido por Marcelo Cabo, o Vasco triunfou uma única vez longe do Rio de Janeiro. Foram mais dois empates e duas derrotas fora de casa (33% de aproveitamento). Sob o comando de Lisca, o desempenho despencou para 20%: uma vitória e quatro derrotas.

Deste modo, em caso de um resultado positivo diante do Confiança, Diniz igualaria a quantidade de vitórias de seus antecessores como visitante. Seu aproveitamento (66,6%) já é superior à soma dos outros dois. Além disso, o Cruz-Maltino pode atingir duas marcas na próxima rodada: vencer três seguidas pela primeira vez nesta Série B e chegar ao terceiro jogo consecutivo fora de casa sem perder.

Para o compromisso de vital importância em Aracaju, Diniz poderá contar com o setor defensivo considerado titular, visto que Léo Matos retorna após cumprir suspensão. O próximo jogo do Vasco também será no Nordeste. No sábado (9), a equipe carioca vai ao Maranhão visitar o Sampaio Corrêa,  no Castelão.
 

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.brBrusque x Vasco
Brusque x Vasco

Fonte: Jogada 10