Clube

Vasco busca inspiração em grandes que voltaram à Série A no ano seguinte

A dor da queda para a Segunda Divisão dos vascaínos pode ser atenuada pela experiência de clubes grandes que passaram por esse momento complicado no passado recente. Palmeiras, Botafogo, Atlético Mineiro, Grêmio e Corinthians souberam se recuperar do baque e voltaram para a elite do futebol no ano seguinte ao rebaixamento.

Desde a adoção da fórmula de pontos corridos no Campeonato Brasileiro, que ocorreu em 2003, os clubes de maior investimento tiveram suas chances de retorno aumentadas, pois diminuiu a possibilidade de zebras. Quem mais sofreu foi o Grêmio que, em 2005, classificou-se na última partida. O confronto com o Náutico, em Recife, acabou entrando para a História do futebol brasileiro como a Batalha dos Aflitos, por causa das circunstâncias do jogo.

Após caírem em 2002, último ano antes dos pontos corridos, Palmeiras e Botafogo também conheceram uma fórmula diferente, mas não tiveram muitas dificuldades para retornar à Série A em 2004. O Atlético, em 2006, subiu com certa facilidade, após planejar melhor o seu ano.

Já o Corinthians, nesta temporada, subiu com absoluta tranqüilidade para a Série A. O Timão garantiu o acesso com seis rodadas de antecedência. Mas isso aconteceu porque planejou sua temporada e contratou um técnico de ponta: Mano Menezes.

E em todos os casos, a torcida abraçou a causa e esteve presente em peso nas partidas.

O Vasco é o 11o campeão brasileiro a ser rebaixado desde 1971. E apenas Guarani, que este ano voltou para a Segunda Divisão, e Bahia, que não conseguiram subir no ano seguinte ao rebaixamento, ainda sofrem fora da elite do Brasileirão.

Fonte: Lance