Futebol

Vasco busca contra o Brusque iniciar arrancada pelo acesso

“Enquanto há esperança, temos de acreditar”. Foi assim que o atacante Morato transmitiu o espírito que toma São Januário. Com a reta final da Série B se aproximando, chegou a hora de fazer contas para continuar sonhando com acesso para a primeira divisão — o que, por ora, está distante. O cruz-maltino precisa de uma boa sequência de vitórias. E começar hoje, contra o Brusque, é fundamental para o time de Fernando Diniz.

O Vasco está a dez pontos do CRB, quarto colocado na classificação. Sendo assim, para conseguir o acesso, terá que quebrar um tabu: jamais uma equipe da segunda divisão conseguiu tirar tamanha diferença depois da 25ª rodada na era dos pontos corridos. A maior distância quebrada foi de seis pontos.

Além disso, nas últimas cinco edições da Série B, são necessários 62 pontos, em média, para chegar à primeira divisão. Com isso, o Vasco precisaria conquistar ao menos 28 dos próximos 39 pontos a serem disputados, resultando num aproveitamento de 71%. Dentro do clube, fala-se em 30 pontos, o que aumentaria para 76%. O Coritiba, que lidera com sobras a competição, tem 65,3%.

— Se fosse outro cenário, em outro clube, seria tranquilo só não cair para a Série C. Mas com o Vasco não é assim. A gente não fala nisso. A gente só fala em acesso. Não importa o que passou. Vamos em busca de dez vitórias em 13 jogos. Até pela última atuação, acho que o torcedor pode acreditar também — disse Morato.

Escalação

Para a partida contra o Brusque, o Vasco deve ter algumas mudanças. Na lateral esquerda, Zeca, que cumpriu suspensão contra o Cruzeiro, volta ao time titular. No meio, Andrey recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora, assim como Leo Jabá, que foi suspenso pelo STJD pela expulsão contra o São Paulo na Copa do Brasil. Bruno Gomes e Gabriel Pec, únicos jogadores vindos do banco que entraram nos dois jogos com Diniz, devem ser os escolhidos.

Sendo assim, a provável escalação do Vasco é: Vanderlei; Leo Matos, Ricardo Graça, L. Castán, Zeca; Bruno Gomes, Marquinhos Gabriel, Nenê; Morato, Gabriel Pec e Germán Cano.

Fonte: Agência O Globo