Mercado

Vasco avançou nas conversas de renovação com Rayan nos últimos dias

O Vasco avançou nas conversas de renovação com Rayan nos últimos dias. O atacante, que está na disputa do Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira, tem contrato até o fim de 2025. O clube e o estafe do atleta têm negociações encaminhadas para a extensão contratual de uma das principais joias de São Januário, que é observada pelo técnico Fábio Carille e por clubes europeus.

Rayan atuou nas duas primeiras partidas da equipe de Ramon Menezes no Sul-Americano. Neste domingo, o atacante relatou que foi alvo de racismo do goleiro Fabian Pereira, da Bolívia, que segundo Rayan, o chamou de "macaco" e fez gestos imitando o animal.

As conversas com Rayan avançaram nos últimos dias. O Vasco trata como prioridade a renovação de contratos que estão próximos do fim, como o do atacante, que acaba no fim de 2025. Paulinho, Jair e Puma também discutem renovações, assim como Vegetti, Léo Jardim e Payet. Atualmente, a de Rayan é a mais encaminhada. As partes estão felizes com a negociação, que deve ser fechada neste mês de fevereiro.

Rayan é alvo de clubes europeus há mais de um ano. O atacante foi monitorado de perto pela Fiorentina, da Itália, por clubes de Portugal e outras equipes da Europa, como o Lyon, da França. O Vasco pretende renovar com o atacante para valorizar ainda mais o jogador — no mercado e internamente — e para não correr risco de perdê-lo de graça no meio do ano.

Fábio Carille, técnico do Vasco, citou Rayan como possível opção a Vegetti no elenco. O novo treinador do clube ainda não treinou o atacante, que perdeu a pré-temporada por estar na seleção brasileira sub-20. No entanto, Carille disse que observou jogos antigos da joia vascaína.

— A gente tem um menino da seleção que eu assisti contra o Bahia, o Rayan. Eu assisti contra o Bahia, um jogo que ele fez interessante, um cara que tem jogo por baixo, com presença de área. Espero por ele aqui para que seja essa opção e a gente possa conhecer mais de perto — disse Carille depois da goleada sobre a Portuguesa.

Rayan seguirá com a seleção brasileira sub-20 na disputa do Sul-Americano. O Brasil ainda enfrenta o Equador e a Colômbia na fase de grupos, que se encerra no dia 1º de fevereiro. As três primeiras equipes do grupo passam para o hexagonal final.

Fonte: ge