Futebol

Vasco atinge seqüência de quatro jogos sem derrota pela primeira vez

Desde o começo do Campeonato Brasileiro, no dia 11 de maio, o Vasco tem alternado altos e baixos. Na verdade, mais baixos do que altos. Para ser uma idéia, a vitória do último sábado contra o Santos significou a primeira seqüência de jogos sem derrotas do time na competição nacional. Antes disso, a equipe da Colina só havia conseguido ficar três confrontos invicto durante o torneio, justamente no início do segundo turno.

Com Renato Gaúcho, que é o terceiro técnico do time no Campeonato Brasileiro, o Vasco passou a mostrar uma maior organização tática e mais dedicação em campo. Desde que assumiu o time, no dia 18 de setembro, o treinador precisou de três partidas para arrumar a casa. Foram três derrotas, duas fora de casa – Palmeiras e Ipatinga – e uma em casa – Figueirense. A partir daí, a postura do grupo começou a mudar.

Nos seis jogos seguintes, o Vasco perdeu apenas uma partida, o clássico contra o Flamengo (1 a 0). Mesmo assim, os jogadores deixaram o campo do Maracanã aplaudidos. Antes disso, o empate com o Sport, na Ilha do Retiro, já era uma mostra do que a equipe poderia fazer na reta final do Campeonato Brasileiro.

A partir do clássico, o Vasco não perdeu mais. O time venceu três vezes e empatou outra. Os triunfos foram sobre Goiás, no Serra Dourada, Fluminense, no Maracanã e o Santos, em São Januário. O único aconteceu contra o Atlético-PR, na Colina. Os números, segundo Renato Gaúcho, estão ao lado do time cruzmaltino.

- Desde o jogo com o Sport, a equipe tem se comportado bem, tem jogado bem. Os jogadores é que vão tirar o Vasco dessa situação – diz Renato.

O Vasco permaneceu nove rodadas na zona de rebaixamento e conseguiu deixar a posição com o triunfo sobre o Santos. Para o goleiro Rafael, o time não cai mais.

- Passamos muito tempo na zona de rebaixamento e conseguimos sair agora. O Vasco não volta mais para lá.

Fonte: ge