Futebol

Vasco atento para não ser surpreendido em Salvador

O Vasco venceu o jogo de ida contra o Vitória, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, por 4 a 0 e, para deixar escapar a vaga na fase seguinte, precisa ser derrotado por cinco ou mais gols de diferença.

A aparente facilidade é reforçada pelo fato de que o Cruzmaltino só foi derrotado na competição por esta diferença uma vez: pelo Corinthians, em 1995, perdeu por 5 a 0, no jogo de volta das semifinais, em São Paulo.

Outras grande goleada sofrida pelo clube foi pela diferença limite para o confronto desta quarta-feira, às 21h50, em Salvador (BA): 6 a 2 para o Cruzeiro, em 1996, no Rio de Janeiro, na segunda fase da competição.

No entanto, em caso de triunfo do Vitória por 4 a 0, a disputa da vaga vai para os pênaltis e justamente no jogo de volta das quartas da Copa do Brasil fora de casa, em 2002, o Vasco foi derrotado por 4 a 0 - o rival foi o São Paulo.

O Vasco perdeu dois jogos na atual temporada: 2 a 0 para o Americano, em seu primeiro jogo oficial em 2009, e foi goleado por 4 a 0 para o Botafogo na semifinal da Taça Rio.

E para manter o seu time atento no Barradão, o técnico Dorival Júnior pode usar o exemplo do Brasileiro passado, quando o Vitória fez 5 a 0 no Vasco no Barradão (a única vez na História em que o Cruzmaltino foi derrotado por mais de três gols de diferença pelo oponente).

A situação é completamente diferente, mas certamente o treinador Paulo César Carpagiani usará a lembrança para motivar seus atletas - o goleiro Viáfara e o meia Ramon estavam naquele confronto.

Fonte: Globo Online