Mercado

Vasco apresentou oficialmente três reforços nesta quarta-feira

O dia foi de apresentação de reforços no CT do Almirante, na Cidade de Deus. No período entre os treinamentos da manhã e da tarde, a torcida do Vasco conheceu três caras novas para a temporada de 2021. O diretor executivo Alexandre Pássaro intermediou o primeiro contato entre Zeca, Marquinhos Gabriel e Ernando em coletiva online transmitida pela VascoTV, na tarde desta quarta-feira (10/03). Os atletas vestiram a tradicional camisa cruzmaltina e demonstraram orgulho e expectativa elevada para defender o clube.

O dirigente ressaltou a experiência dos três jogadores em disputas de campeonatos brasileiros, que somam juntos mais de 700 jogos na competição. Mais experiente do trio, o zagueiro Ernando, que assim como Zeca, atuou pelo Esporte Clube Bahia na temporada passada, se apresentou para os torcedores.

– Sou um zagueiro experiente, com passagens por grandes clubes como Inter (RS) e Bahia. Comecei no Goiás, passei pelo Sport. Tive um alto número de jogos por todos esses clubes. No ano passado joguei 30 jogos no Brasileiro pelo Bahia. Tenho uma passagem bacana no futebol”- contou Ernando, dono da camisa 44, acrescentando que também já atuou por outras posições, sem esconder sua predileção:

– Também jogo na lateral-direita. Não sou concorrente do Zequinha (risos), mas também já atuei pela esquerda. Sou um zagueiro de velocidade, tenho uma boa saída de jogo, boa jogada aérea. Por ter essa versatilidade, já joguei pelas laterais. Mas minha preferência é como zagueiro.

As boas passagens por Santos e Corinthians criaram uma expectativa na torcida vascaína em relação a Marquinhos Gabriel. O meia, que vestirá a camisa 31, usada pelo ídolo Juninho Pernambucano, mostrou que já conhece a força da torcida do Gigante:

– Quero agradecer a oportunidade. Aceitei pela grandeza do Vasco e por tudo o que ele representa no futebol brasileiro. O ano é de voltar para a Série A. Quando eu vinha jogar aqui, o time adversário sentia a torcida. Agora, quero isso a meu favor. Já joguei nas três funções do meio de campo, mas passei a jogar centralizado e gosto muito. Depois passei a jogar mais aberto, buscando o jogador melhor posicionado – disse Marquinhos.

Campeão olímpico no Maracanã, em 2016, Zeca é outro jogador conhecido por sua versatilidade e atua tanto na lateral esquerda, como na direita. O novo camisa 37 do Vasco ainda não sabe em qual posição jogará sob o comando de Marcelo Cabo, pois ainda não conversou com o treinador sobre o assunto.

– Estou muito feliz e motivado para jogar no Vasco, uma camisa gigante. Jogo tanto na esquerda quanto na direita. Vou conversar com o professor. Meu primeiro treino será hoje (terça). Tenho certeza que voltaremos para Série A e buscaremos coisas grandes. Já joguei com Marquinhos e gosto de fazer um jogo apoiado – revelou o lateral.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.brErnando, Marquinhos Gabriel e Zeca
Ernando, Marquinhos Gabriel e Zeca.

Após as respostas dos três novos reforços do Vasco para a imprensa, foi a vez de Alexandre Pássaro esclarecer as dúvidas dos jornalistas. O diretor executivo falou sobre a situação de Martín Benítez e as notícias de que o argentino está a caminho do São Paulo.

–  A situação do Benítez vem se desenrolando desde a semana passada. O Carlos Belmonte, diretor do São Paulo, falou na imprensa sobre a negociação, o Muricy (Ramalho, coordenador técnico) também. O Benítez manifestou o desejo de sair, de ir para o São Paulo. Nenhum jogador ficará no Vasco a contragosto. Desde que as condições de saída sejam feitas a gosto do Vasco. Ainda estamos tratando, mas deve ser definido entre hoje e amanhã – disse Pássaro, destacando que não se trata de uma queda de braço, mas que os interesses do Vasco têm de prevalecer.

– Ainda ficaremos com algum percentual. Nós temos que atender a vontade do jogador, mas primeiro a do Vasco do Gama – encerrou.

O Departamento de Futebol informa nesta quarta-feira (10) a rescisão de contrato do meio-campo Leonardo Gil. O acerto foi selado em comum acordo entre as partes.

Confira outros tópicos abordados pelo diretor executivo vascaíno:

Novas contratações

“Seguramente novas contratações virão ao longo do ano. Temos que lembrar que o ano não termina agora. Pelo contrário, ele começa agora. Mas a construção da equipe vai até o início da Série B. Provavelmente outros jogadores chegarão nesse momento, outros mais à frente e outros após os estaduais. Sabemos que muitas coisas vão acontecer e não podemos ficar engessados, com elenco fechado.”

Castan e Fernando Miguel

“Estamos tratando das situações de Leandro Castan e Fernando Miguel. São duas pessoas que respeitam a história do Vasco, sentiram muito o rebaixamento e merecem muito respeito. Estamos tratando com todo cuidado do mundo, falando com os empresários e com eles e vamos direcionar as situações para que represente algo bom para eles e para nós. Isso não significa que eles vão sair ou vão ficar. Os dois têm contratos longos até o final de 2022. Vamos precisar de ajustes, vamos fazer todo esforço do mundo para que os desejos dos jogadores sejam atendidos.”

Germán Cano

“Ele tem contrato até o final do ano. Ouvi dele e do empresário dele que não tem problema em jogar a Série B. Ele tem interesse em jogar aqui. Os outros clubes interessados não vieram procurar o Vasco. Só foram nele. Passamos por reestruturação financeira. Trabalhamos para resolver coisas do passado e do presente. Queremos que ele fique, vamos trabalhar totalmente para isso. Agora não é hora de falar de renovação, queremos resolver as coisas. O nosso esforço é total, mas ele tem um teto, tem limite.”

Marcelo Alves

“Não estou aqui para ser aplaudido ou vaiado. Estou aqui para tomar as decisões e fazer o melhor para o Vasco. As pessoas podem concordar ou não, mas as decisões não são tomadas a esmo. Desde que contratamos o Marcelo Cabo, entendemos que temos três zagueiros jovens além do Marcelo Alves. É um ótimo menino, falei com ele ontem. Só sete jogadores dentro de 33 do nosso grupo tinham um Campeonato Brasileiro inteiro no currículo. Esse é um dos motivos pelos quais a gente caiu. Eu queria ter . Falamos que ele, o Marcelo, não seria tão utilizado. Então, o empresário desejou sair. Além disso, pagando a opção de compra ao Madureira e o salário do Marcelo, eu trouxe o Ernando e sobrou dinheiro.”

Pikachu

“De fato, alguns times estão procurando. Há sondagens oficiais. Estou falando com os advogados dele, estamos buscando um comum acordo. Três clubes fizeram sondagem ao Yago, um clube me procurou e me fez proposta. Tem coisas encaminhadas, sim, devo cuidar dessa situação após a coletiva. Ele é quem mais jogou pelo Vasco no século, merece respeito estando dentro ou fora do projeto. Não se desrespeita um jogador que fez 250 jogos pelo clube.”

Léo Gil

“Ele assinou hoje uma rescisão. Ele vai, sim, ao Colo Colo. Deve ter uma extensão do empréstimo dele aqui, para poder repassar ao Colo Colo. Acho que ele embarca ao Chile hoje à noite.”

Monitoramento do mercado sul-americano

“A gente monitora, sim. Mas todo o mundo também. Buscamos jogadores que acompanhem o que o clube quer. Ernando, Marquinhos Gabriel e Zeca estão imbuídos de dar a volta por cima. Querem melhorar, querem estar em times de massa, como o Vasco. Assim, vamos ter um ambiente homogêneo. Acho que assim o resultado será muito melhor.”

Wellington Nem

“Trabalhou comigo no São Paulo. Ele é diferente, mas passava por problemas físicos e depois isso se intensificou. Nos foi oferecido para que ele pudesse ficar aqui um período de quatro semanas treinando e sendo avaliado. Sem que o Vasco gastasse um centavo. Eventualmente, se ele estivesse equilibrado, a gente poderia pensar em negociar. Se fosse o caso, negociaríamos com um salário 10 vezes menor do que ele ganhava na Ucrânia. Como vazou, paralisamos tudo.”

Fonte: Site oficial do Vasco