Futebol

Vasco apresenta Jonas, que fala se suas características

O Vasco finalmente apresentou Jonas na manhã desta sexta-feira.

O jogador deu entrevista coletiva em que relembrou o duelo com o Vasco enquanto jogador do time paranaense e diz que ao contrário de Fagner, é mais lateral que ala.

O Vasco comprou 50% dos direitos do jogador, que assinou contrato até 2015.

Confirma alguns trechos da coletiva:

Jonas, titular do Coxa na final da Copa do Brasil de 2011, viu o Vasco ser campeão justamente contra seu time, mas afirma que não guarda nenhuma mágoa e que pode assinar tranquilamente com o Vasco.

- Naquela final foram dois ótimos jogos. Como eu estava do lado do Coritiba, queria vencer, mas o Vasco venceu e mereceu, então ficamos em segundo lugar. Jogamos bem mas não levamos, mas agora eu estou do lado de cá e eu tenho que tentar ganhar aqui.”

Com 25 anos, Jonas já se considera um vencedor?
- Creio que sim. Por onde eu passei, conquistei, às vezes em times de não muita expressão. Então, no Vasco o pensamento é esse também.

Com esse elenco do Vasco, você acha que tem chance de conquistar o primeiro título nacional da carreira?
- Tem sim. Ano passado faltou pouco. Esse ano o pensamento de todos é tentar levar o título nacional esse ano.

Como você vê essa sua chegada, uma posição que tinha o Fagner como titular desde 2009, como você vai tentar fazer o torcedor esquecer o Fagner, ou pelo menos deixar ele no passado e começar uma nova fase nessa posição?

- Esquecer ninguém vai, porque o Fagner fez foi muito bonito. Se eu começar fazendo 10% do que ele fez, estou num bom caminho. Não podemos esquecer o Auremir, que está fazendo excelentes jogos. Se o Cristóvão não optar por mim, vou trabalhar pra buscar meu espaço. Deixo bem aberto que eu sou diferente do Fagner. O Fagner é mais ala e eu sou mais lateral mesmo, o que faz uma diferença.

Sobre as características:
- Eu sou um lateral mais na linha de quatro. A primeira função do lateral não é armar, é marcar e depois atacar, então eu sempre dedico 50% defendendo e 50% atacando, porque se eu ficar muito e não ir, não adianta e se eu deixar espaço atrás, também não adianta. Lateral mesmo tem que ser mais defensivo. A primeira obrigação é marcar e depois atacar.

Sobre a adaptação ao Vasco:
- Quando eu cheguei, o Daniel e todos falaram que o grupo era muito bom, e é muito bom mesmo. Do elenco eu conhecia só o Nilton. Joguei na seleção de base com ele. A rapaziada já chegou brincando, mas apelido, ainda não. Se eles colocarem em mim, eu colocarei neles também.

Qual é seu ídolo da posição?
- Até pelo meu tamanho e pela minha postura, eu me inspiro muito no Maicon, tem meu tamanho, meu biótipo, lá no Coritiba eles até me comparavam. Eu me inspiro bastante no Maicon.

Por que as negociações não deram certo com o Palmeiras e Santos e deram com o Vasco?
- Com o Santos cheguei a ir fazer exames, mas as diretorias não entraram em acordo. Com o Palmeiras foi só sondagem. Como eles já tinham comprado o Barcos, desistiram. Com o Vasco o Daniel foi até Coritiba, as coisas deram certo e eu estou aqui.

Fonte: -