Vasco apostou em jogadores estrangeiros e na volta de crias na última janela
A janela do meio da temporada do futebol brasileiro foi encerrada no início de setembro, especificamente no dia 2. Mesmo com a crise nos bastidores, o Vasco da Gama conseguiu focar na parte do campo, buscando nomes interessantes desde a abertura do mercado.
O Cruzmaltino apostou em jogadores estrangeiros para se fortalecer para as duas competições que disputa: Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram seis reforços, por muito pouco não foram sete, mas a última tentativa acabou batendo na trave.
Para facilitar o entendimento, o 90min preparou um resumo dos principais acontecimentos, incluindo chegadas e despedidas no Gigante da Colina neste período.
1. Melhor contratação: Philippe Coutinho
Bom filho à casa torna. Philippe Coutinho retornou ao Vasco, depois de 14 anos atuando fora do Brasil. O jogador, apelidado de Pequeno Mágico, foi revelado pelo time cruzmaltino. Sua chegada é repleta de nostalgia e, apesar disso, não é menos importante.
Coutinho participou apenas de quatro partidas até o momento, ficando de fora das demais por conta de uma lesão na coxa. A expectativa é que ele ajude o Gigante da Colina na partida de volta da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (7), para também mostrar o seu valor em campo.
2. Outros reforços anunciados
O Vasco tentou ser assertivo no mercado. Até conseguiu buscar jogadores com boa qualidade técnica, e curiosamente, focou em atletas estrangeiros. Ao todo foram seis contratações, metade deles não possuem nacionalidade brasileira. Além de Coutinho, o Gigante da Colina contratou Maxime Dominguez, Emerson Rodríguez, Alex Teixeira, Jean David e Souza.
3. Saídas anunciadas
Mesmo com a chegada de alguns nomes, o Vasco liberou alguns jogadores, diminuindo a folha salarial. A atual gestão, comandada por Pedrinho, se despediu de nomes que não contribuíram de forma eficaz: Praxedes, Clayton, Zé Gabriel e Erick Marcus.
4. Balanço da janela de transferência
Dentro de sua realidade, o Vasco se saiu bem no mercado. No entanto, poderia ter sido melhor se não tivesse esquecido da defesa. O clube até tentou contratar o jovem Ian Glavinovich, do Newell's Old Boys, mas a negociação não foi efetivada. Por conta disso, o Gigante da Colina ainda tentará se reforçar, buscando nomes que estejam como agente livre, pelo menos para completar o ano de 2024.
Fonte: 90 min