Futebol

Vasco aplica nova goleada e segue tranquilo no Carioca: 4 x 0

Sem suas principais estrelas - Dodô e Carlos Alberto -, o Vasco entrou em campo contra o Macaé, nesta quinta, sob a batuta do meia Philipe Coutinho e do atacante Rafael Coelho. E o triunfo cruzmaltino foi tranquilo: 4 a 0 e a liderança isolada do Grupo B da Taça Guanabara, com 12 pontos e 100% de aproveitamento.

Diante de um frágil Macaé com seis desfaques (e que agora é o lanterna do grupo, com apenas um ponto), o Gigante da Colina fez valer o discurso de seriedade após a goleada por 6 a 0 sobre o rival Botafogo no último fim de semana e iniciou o duelo repetindo o roteiro, com 3 a 0 no primeiro tempo. Porém, o time vascaíno não manteve o ritmo.

SOB A BATUTA DE COUTINHO

Philippe Coutinho tomou para si o papel de articulador do Vasco desde o começo da partida em São Januário. Até os 13 minutos, ele já havia feito um bonito lance e finalizado com perigo, além de ter aplicado um lençol em um adversário. Então, ele deu lançamento para Léo Gago, que dividiu com o afobado goleiro Lugão e abriu o placar no rebote.

O Cruzmaltino não encontrava resistência e o atacante Rafael Coelho, estreando como titular, chutou forte bola que sobrou na grande área para marcar pela primeira vez pelo clube. O Macaé, que tentava dar trabalho com bolas longas para Laio e Léo Santos, viu o prejuízo aumentar aos 37 minutos com Nilton, completando de cabeça cobrança de escanteio de Coutinho.

CONTROLE MANTIDO

Sem apresentar um grande futebol, o Vasco foi soberano e fez ainda o quarto gol logo aos nove minutos da etapa final: após erro do zagueiro André, Magno recebeu a bola na entrada da área e bateu no canto esquerdo de Lugão. O jovem Coutinho ainda acertou a trave aos 30 minutos. A torcida vascaína comemorou, além do resultado, a estreia do volante Rafael Carioca.

No fim, os dois times encontraram tempo para esquentar os ânimos. Em um lance no campo de defesa dos visitantes, o zagueiro André foi expulso após falta que lhe rendeu o segundo amarelo, enquanto o também defensor Otávio provocou o atacante Rafel Coelho respondeu com dois empurrões. Ambos levaram o vermelho.

FIM DE SEMANA

Na próxima rodada do Grupo B da Taça Guanabara, o Vasco enfrenta o Friburguense, no domingo, às 17h, em Volta Redonda (RJ). Por sua vez, o Macaé recebe, no mesmo dia e no mesmo horário, o Madureira, em Campos (RJ).

FICHA TÉCNICA:
VASCO 4 X 0 MACAÉ


Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 28/1/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Assistentes: Ricardo Maurício Ferreira de Almeida (RJ) e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ)
Renda/público: R$ 81.525,00 / 4.269 pagantes
Cartões amarelos: Léo Gago (VAS); André e Gedeil (MAC)
Cartões vermelhos: André, 34\"/2°T (MAC); Otávio, 36\"/2°T (MAC); Rafael Coelho, 36\"/2°T (VAS)

GOLS: Léo Gago, 13\"/1°T (1-0); Rafael Coelho, 32\"/1°T (2-0); Nilton, 37\"/1° (3-0); Magno, 9\"/2°T (4-0).

VASCO: Fernando Prass, Thiago Martinelli, Fernando (Gustavo, 36\"/2°T), Titi e Márcio Careca; Nilton, Souza, Léo Gago (Rafael Carioca, 22\"/2°T) e Magno (Geovane Maranhão, 14/2°T); Philippe Coutinho e Rafael Coelho. Técnico: Vágner Mancini.

MACAÉ: Lugão, Thiago Maciel (Fred, 30\"/2°T), André, Otávio e Bill; Gedeil, André Gomes, Amaral (Norton, intervalo) e Diego; Laio (Raphael Aguiar, 14\"/2°T) e Léo Santos. Técnico: Toninho Andrade.

Melhores momentos:

Fonte: Lancenet / ge