Vasco anotou dois gols de falta em 2021; veja a comparação com outros times
Comemorar gol de falta no futebol brasileiro segue sendo especial. No Campeonato Brasileiro 2020, houve uma queda significativa da tendência de balançar as redes após cobrança, em relação aos outros anos. Em 2021, os clubes da elite do futebol brasileiro e outros grandes da Série B têm desencantado e quebrado jejum nas cobranças.
Na segunda fase da Copa do Brasil, eles garantiram a classificação de algumas equipes. O Fortaleza de Enderson Moreira não marcava gols de falta desde 13 de julho de 2020, quando Juninho balançou as redes na vitória do Leão em cima do Guarany de Sobral por 5 a 0, pelo Campeonato Cearense.
No duelo contra o Ypiranga, Yago Pikachu marcou na segunda etapa e classificou o Fortaleza para a terceira fase da Copa do Brasil.
Na classificação do Vasco, na noite da quarta-feira (7), diante do Tombense, Andrey quebrou um jejum de 237 dias. O jogador cobrou aos 4 do segundo tempo e mandou no canto do goleiro Felipe. Antes disso, o último gol do Cruzmaltino de falta havia sido em 13 de agosto de 2020, marcado por Felipe Bastos na vitória do Vasco por 2 a 0 em cima do Sport, pelo Brasileirão.
Com a bola rolando pela temporada 2021, alguns outros jejuns foram quebrados em estaduais, Copa do Brasil e Libertadores. Entre os atuais times de Série A, mais Vasco, Botafogo e Cruzeiro, 13 gols diretos de falta já foram festejados na campanha atual. Os dados são do Espião Estatístico.
Confira tabela completa abaixo:
O Atlético-MG não só conseguiu quebrar um jejum de 381 dias, como já marcou de falta em duas oportunidades em 2021. O Vasco também repetiu o feito duas vezes na temporada. O gol de Thiago Neves pelo Sport também deixou para trás quase um ano e meio de jejum (542 dias).
Mas quem superou a maior marca foi o Corinthians. O Timão era o vice-líder na estatística de clubes que estavam mais tempo sem balançar as redes. Em duelo emocionante pela vaga na terceira fase da Copa do Brasil, Otero cobrou com força aos 18 do primeiro tempo, mandou por cima da barreira, marcou um golaço e derrubou um jejum de 944 dias. O último tinha sido com Jadson, contra a Chapecoense, também pela Copa do Brasil.
Os ainda "encantados"
Flamengo e Ceará seguem sem saber o que é marcar um gol de falta há um bom tempo. O Rubro-Negro balançou as redes após cobrança de falta pela última vez em 10 de junho de 2018, com Diego na vitória diante do Paraná. São 1033 dias.
O Ceará é o vice-líder na estatística. O Vovô marcou de falta pela última vez em 23 de março de 2019, com Thiago Carleto, contra o Santa Cruz. O Athletico-PR completa o Top-3, já que não marca há 557 dias.
Fonte: ge