Futebol

Vasco amarga top 10 negativo no Campeonato Brasileiro

A sétima rodada do Brasileirão terminou mal para o Vasco, que entrou na zona de rebaixamento após duas derrotas seguidas. De volta à elite depois de dois anos disputando a Série B, o clube amarga um dado negativo quando o assunto é o grupo dos últimos colocados.

Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no modelo de pontos corridos, o Vasco é o 10º time que passou mais tempo na zona de rebaixamento. Agora, são 91 rodadas na parte final da tabela nos últimos 20 anos disputando a competição nacional. Entre os 12 maiores clubes do Brasil, o Vasco é o único a figurar no top-10.

Top-10 times que mais frequentaram a zona de rebaixamento*:

  1. Avaí: 143
  2. Atlético-GO: 141
  3. Coritiba: 133
  4. Sport: 131
  5. Goiás: 122
  6. América-MG: 105
  7. Athletico-PR: 104
  8. Chapecoense: 100
  9. Náutico: 93
  10. Vasco: 91

*Os dados foram levantados por Roberto Maleson, do Espião Estatístico do ge.

O Vasco foi rebaixado quatro vezes nesse período e disputou cinco temporadas na Segunda Divisão. A equipe busca retomar o caminho das vitórias para reagir, o que não acontece desde a primeira rodada, quando superou o Atlético-MG em Belo Horizonte. Desde então, são três empates e três derrotas.

Para não passar mais tempo dentro do Z-4, o Vasco precisa vencer fora de casa na próxima rodada, quando enfrenta o Fortaleza, no Castelão, às 16h de sábado. Além disso, tem que torcer por um tropeço de pelo menos um dos quatro times que somam 7 pontos logo acima na tabela: Goiás, Internacional, Cuiabá e Bahia.

Mudanças à vista

Depois de duas derrotas e pressionado por melhores resultados - torcedores protestaram contra o momento do time nesta semana -, Maurício Barbieri prepara mudanças na equipe titular. Uma alteração é certa: suspenso, Pedro Raul não vai enfrentar o Fortaleza.

Além disso, o treinador pode mudar a defesa, que vem sendo alvo de críticas nas últimas partidas. O zagueiro Robson e o lateral-direito Pumita Rodríguez são os mais contestados. Capasso e Paulo Henrique são opções do Vasco para os dois setores.

Depois de jogar no sábado em São Paulo, o Vasco voltou ao Rio, está tendo outra semana cheia de treinos e vai viajar para Fortaleza na sexta-feira, véspera da partida válida pela oitava rodada.

Fonte: ge