Vasco adota tática para evitar polêmicas antes do clássico
Um Vasco voltado para si e ignorando, ao menos na frente dos microfones, a crise do Flamengo. A tática do desdém com o rival e a própria arbitragem vem sendo a conduta da equipe ao longo da semana de decisão. Até a concentração foi antecipada e começa hoje após o treino no Centro de Futebol Zico.
Jogadores que deram entrevistas nos últimos dias evitaram a todo momento comentar sobre o adversário do ponto de vista emocional. Sobretudo com a eliminação precoce na Libertadores.
— Não estou preocupado com a forma que eles vão vir psicologicamente. Não é do meu interesse. O Vasco não disputa essa competição. Cada um com os seus problemas. Temos os nossos, tenho que me preocupar com minha equipe, que está muito bem focada no que vai fazer — disse o zagueiro Rodrigo, com o discurso afinado e resistindo às provocações.
O campo de São Januário também não deixa pistas sobre a escalação e o substituto de Éverton Costa. Treinos restritos, com jogadores dando prioridade à recuperação na sala de musculação, são a tônica dos últimos dias. Rodrigo disse que nem assistiu à eliminação do Flamengo. Um dos líderes de um Vasco e menos abalado emocionalmente, ele acredita que o mistério é válido.
— A gente faz algo escondido ali, evita declarações, porque é mais um álibi para levar para a final. Todos estão eufóricos por dentro. Essas brincadeiras, como do Walter, são uma arma a mais do adversário para motivação. Vejo nossa equipe madura. Todos sabem o que tem que fazer, mas pés no chão — disse o jogador de 33 anos, lembrando a provocação do atacante do Fluminense antes do duelo entre Goiás e Flamengo ano passado, pela Copa do Brasil. Na ocasião, o gordinho disse que ia deitar e rolar nas semifinais.
Se por um lado os atletas mantém a concentração inabalada, dirigentes e torcedores deixam fora de campo a tensão e esperam que o pressionado árbitro Marcelo de Lima Henrique equilibre as ações no domingo. Ao divulgar a venda de ingressos para sócios, o Vasco criou uma campanha com a frase “Contra tudo e contra todos", para motivar a torcida a lotar o Maracanã na final. Como diz um ditado popular, o mal do urubu é achar que o boi está morto. E vice-versa.
- SuperVasco