Clube

Vasco adota estratégias para se aproximar dos torcedores de fora do Rio

Com uma torcida nacional, considerada a quinta maior do país, de acordo com as principais pesquisas, o Vasco da Gama está sempre sendo lembrado nos quatro cantos do país, independente da divisão e da fase em que o time se encontra.

Orgulhosos, os vascaínos exibem constantemente o amor pela Cruz de Malta. Seja de maneira física, como nas recepções calorosas onde o elenco desembarca, seja nas mídias digitais, em que o Clube sempre soma números positivos, figurando no topo.

De olho no público “off-Rio” é que a gestão do presidente Jorge Salgado tem pensado em estratégias para se aproximar desse torcedor. 

Hoje, um dos principais entraves nessa relação é o acesso aos produtos oficiais. Sem lojas oficiais próximas, a solução é recorrer às compras online, que costumam ter um custo de frete elevado. 

Em contato com o SuperVasco, a assessoria de imprensa do Clube detalhou as ações que estão sendo desenvolvidas internamente.

- O Vasco está ampliando sua presença off-Rio através de algumas ações. Especificamente nas lojas oficias, foi aberta recentemente uma nova em Brasília e, em breve, em Vitória e Manaus outras serão inauguradas. A intenção é ampliar cada vez mais a presença. O Nordeste é um grande foco, já que concentra grande número de vascaínos apaixonados. Na parte de licenciamento, recentemente foi fechado contrato com empresas do Nordeste, com forte distribuição na região, dando a possibilidade de mais pontos de vendas com produtos licenciados, sem a necessidade do torcedor pagar pelo frete nas vendas online.

Com o avanço da vacinação e a flexibilização do público nos estádios, a ideia do Gigante é estreitar ainda mais esses laços, ofertando diversas experiências àqueles que são sócios. 

- No Sócio Gigante, estão sendo realizadas experiências direcionadas a torcedores off-Rio nas cidades em que o time joga como visitante. Foram realizadas ações de interação com o elenco, visita no hotel, encontro com ídolo, tanto em Sergipe quanto no Maranhão. A ideia é, com a tendência da abertura dos estádios, com a vacinação e o PCR, aproximar cada vez mais o torcedor fisicamente. Do ponto de vista de comunicação, ampliamos nossos canais de contato, com o canal do Telegram, mail-marketing e mensagens personalizadas no WhatsApp. Há algumas semanas sócios têm recebido vídeos de aniversário com jogadores mandando mensagens personalizadas, e o retorno tem sido muito positivo. Nossas cartas de agradecimento na reabertura dos estádios também têm sido muito bem recebidas. 

Muitos desses vascaínos sequer conhecem São Januário. Para acompanhar os jogos, se reúnem semanalmente em pequenas torcidas, em bares e restaurantes. O Clube busca oficializar os espaços, conferindo a estes o reconhecimento de Capitanias.

- A ideia é que cada capitania seja um lugar de encontro e pertencimento dos vascaínos em cada cidade. O Vasco promoverá ações de engajamento nas capitanias como exposições, visitas de ídolos e eventos. Já estão em funcionamento as capitanias de Brusque SC, Rodeio Sc, Miracema RJ, Belo Horizonte MG, São Paulo SP e Portugal. Em breve lançaremos novidades digitais para quebrar cada vez mais as barreiras físicas que afastam o vascaíno do Clube.

Por Leandro Oliveira

Fonte: SUPERVASCO.COM