Futebol

Vasco adota erro zero para bater Friburguense e não correr risco

Derrotado pelo Botafogo por 3 x 2 no clássico do sábado de Carnaval, o Vasco entra em campo, nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro, pressionado por não poder mais errar, sob pena de terminar a sexta rodada do Grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, fora da zona de classificação para as semifinais.

O Cruzmaltino ocupa a segunda posição com nove pontos, mesma pontuação de Madureira e Cabofriense, levando vantagem no saldo de gols. Se tropeçar e seus concorrentes diretos vencerem, o time vascaíno ficará em situação delicada. Já o Friburguense, que vem de um empate por 1 x 1 com o Mesquita, tem chances remotas de classificação, com sete pontos conquistados.

Alfredo Sampaio, técnico que está dirigindo interinamente o Vasco enquanto Romário segue suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), procurou minimizar um pouco a pressão que o Cruzmaltino está carregando desde a derrota no clássico. Para ele, a confiança no grupo de jogadores não está abalada.

"Não existe pressão, pois continuamos dependendo das nossas próprias forças para garantirmos a classificação. Estamos jogando bem e faremos os dois últimos compromissos dentro de São Januário. Portanto, não vejo melhores condições de garantirmos a vaga. Temos consciência de que nada será fácil, mas estamos determinados", afirmou Sampaio.

Os jogadores também garantem que a derrota para o Botafogo é coisa do passado, mas reconhecem que ainda precisam melhorar muito para conseguirem conquistar o título da Taça Guanabara. "Estamos evoluindo a cada jogo e isso é normal no início de temporada. Mas é lógico que cometemos alguns erros que estão sendo trabalhados pela comissão técnica nos treinos. Contra o Friburguense vamos mostrar um futebol ainda melhor e com certeza conquistaremos os três pontos", garantiu o lateral-direito Wagner Diniz.

A confiança, porém, não impede algumas confusões e desencontros de informações. Alfredo Sampaio chegou a dar entrevistas garantindo a permanência da dupla de ataque titular, composta por Alan Kardec e Alex Teixeira. Contudo, no último treino antes do jogo, Romário, que tem a palavra final, surpreendeu ao barrar Kardec para a entrada de Abuda. Na zaga, Luizão, expulso diante do Botafogo, dará sua vaga a Eduardo Luiz.

Pelo lado do Friburguense, o técnico Cleimar Carvalho, sem maiores opções, vai manter a base que empatou com o Mesquita. O treinador não esconde que pretende tirar proveito da situação vascaína. "O Vasco necessita vencer de qualquer maneira e por isso vai ter que partir para cima, ainda mais porque será empurrado pelos torcedores. Temos que jogar com equilíbrio, segurar a pressão e o ímpeto deles e tentar ganhar na base da inteligência" afirmou Cleimar, que exigiu mais velocidade e movimentação de seus jogadores.

FICHA TÉCNICA - VASCO X FRIBURGUENSE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de fevereiro de 2007, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Rosa (RJ)
Assistentes: Cláudio Soares (RJ) e Lino de Paula Neto (RJ)

VASCO: Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Calixto; Jonílson, Beto, Leandro Bomfim e Morais; Alex Teixeira e Abuda
Técnico: Alfredo Sampaio

FRIBURGUENSE: Adriano; Sérgio Gomes, Cadão, Thiago Messias e Everton; Bidu, Cassiano, Victor Hugo e Guido; Alex e Marquinhos
Técnico: Cleimar Carvalho

Fonte: Gazeta Esportiva.net