Futebol

Vasco acelera os trabalhos para chegar voando

Um teste logo de saída foi o que a Copa do Mundo e o calendário do futebol carioca reservaram para Vágner Mancini e a nova comissão técnica do Vasco. Desde 2002 que o Cruzmaltino não tinha tão pouco tempo para fazer uma pré-temporada. Quem observa com atenção percebe que, comparado ao do ano passado, o ritmo dos trabalhos atual é claramente mais acelerado para que não haja tropeços na estreia no Carioca, contra o Tigres, dia 16, em São Januário. Um esquema especial foi montado para que os diminutos 12 dias de preparação não se transformem num peso ao longo da temporada.

Já no primeiro dia de treinos em Vila Velha, os jogadores do Vasco não viveram a tradicional ansiedade pelo primeiro contato com a bola. A metodologia de trabalho do preparador físico Flávio de Oliveira se encaixa perfeitamente no que o Gigante da Colina precisa: ganhar rapidamente tempo de bola sem que o condicionamento físico seja deixado de lado.

– Sempre gostei de trabalhar assim. A bola é o instrumento de trabalho do jogador, ele precisa estar sempre com ela. Nosso tempo é curto, mas acredito que conseguiremos alcançar um bom patamar o quanto antes – afirmou.

Por trás do trabalho diferenciado da comissão técnica está o diretor executivo Rodrigo Caetano. Apesar de ter uma semana a menos de preparação em comparação ao ano passado, com Dorival Júnior, o Vasco versão 2010 aumentou a delegação a serviço dos jogadores na pré-temporada. A intenção é intensificar o trabalho, tanto dentro quanto fora de campo. Não é à toa que a psicóloga Maria Helena Rodriguez estreia em trabalhos de começo de temporada.

– Trouxemos um staff maior este ano por conta da necessidade que temos de fazer uma preparação ainda melhor mesmo com o espaço mais curto de tempo. Sabemos que a duração está longe de ser a ideal, mas acreditamos que o Vasco estará pronto para fazer uma boa estreia – afirmou Caetano.

Fonte: Lancenet!