Futebol

Vasco abre excursão pelo país, contra Central, com jeito de Segundona

Jornal do Brasil

RIO - Ao entrar em campo, às 21h50, em Caruaru (PE), para enfrentar o Central, pela segunda fase da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, o Vasco dará início à retomada de sua meta nesta temporada. Após a eliminação no Campeonato Carioca, com a goleada sofrida diante do Botafogo (4 a 0), no sábado, o time de São Januário tenta se manter no rumo, às vésperas da estreia na Série B do Brasileiro, o principal objetivo do ano. E, esta noite, a equipe começa a experimentar a excursão que a acompanhará até o fim de 2009, quando tentará voltar à elite do futebol nacional.

A ida até Caruaru marca o início das viagens pelo país, algo comum na segunda divisão. Nesta temporada, a trajetória do Vasco incluirá jogos em 11 estados pela Série B, em quatro das cinco regiões brasileiras. Os jogadores vascaínos só não irão ao Norte. Passarão por Sudeste (São Paulo e Minas Gerais), Nordeste (Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Ceará), Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e Centro-Oeste (Goiás e Brasília).

Dos jogos no Maracanã ou mesmo em São Januário, com capacidade de 25 mil pessoas, segundo o clube carioca, o Vasco irá frequentar estádios mais acanhados como o de hoje. O Luiz José de Lacerda, o Lacerdão, inaugurado em 1980, comporta 20 mil torcedores, de acordo com os pernambucanos. Para preservar o gramado, o Central deixou de treinar no Lacerdão, no fim do mês passado. Passou a usar o campo do CT Ninho do Gavião. Uma chuva nos últimos dias prejudicou o gramado, que está esburacado e com a grama irregular. O banco de reservas, junto à grade que separa a arquibancada, mal comporta todos os suplentes e a comissão técnica.

A chegada até Caruaru foi demorada. A delegação vascaína deixou o Rio às 15h30 de segunda-feira, fez conexão em Salvador e só desembarcou em Recife às 21h. De lá, seguiram de ônibus à cidade do interior, que fica a 130 quilômetros da capital. Após oito horas de viagem, o grupo chegou a Caruaru por volta das 23h30. Ontem à tarde, treinou no gramado do jogo, que deverá receber a capacidade máxima do Lacerdão.

A partida desta noite é a última do Vasco fora de casa antes da estreia na segunda divisão, no dia 9 de maio, contra o Brasiliense, em São Januário. Até lá, o time poderá enfrentar novamente o Central, na próxima quarta-feira. Hoje, se vencer os pernambucanos por pelo menos dois gols de diferença, o Vasco elimina a partida de volta, no Rio, conforme determina o regulamento da Copa do Brasil.

No Central, estão dois ex-vascaínos: o lateral-direito Russo, que atuou em São Januário em 2003 e chegou a vestir a camisa da Seleção, e o zagueiro Bebeto, que passou pelo clube cruzmaltino em 2005.

O discurso no Vasco, após a queda no Carioca, é continuar o trabalho feito até agora.

– Não podemos deixar o jogo de sábado nos abalar. Não temos de provar nada para ninguém de fora – disse o zagueiro Titi. – Temos a oportunidade de dar a volta por cima e usaremos esta partida para isso.

O capitão Carlos Alberto ressaltou a força do grupo.

– Todos têm uma cumplicidade muito grande. Estou contente de fazer parte desse grupo.

SÚMULA

CENTRAL: Davi; Russo, Sidney, Bebeto e Adeíldo; Neto, Márcio, Aílton e Danilo; Fábio Silva e Cláudio. Técnico: Roberto de Assis.

VASCO: Tiago. Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Enrico e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Elton. Técnico: Dorival Júnior.

Local: Estádio Lacerdão, em Caruaru (PE).

Horário: 21h50.

Arbitragem: Arílson Bispo da Anunciação (BA).

Transmissão: Globo e Band.

Fonte: Jornal do Brasil