Vasco: 10 nota 10!
Deixar o campo com uma derrota já não faz mais parte do vocabulário vascaíno. É desta maneira, com o peito estufado de orgulho pela boa fase, que o Vasco entra em campo hoje, às 16h, contra o Boavista, em Bacaxá, disposto atingir seu décimo jogo de invencibilidade. De todos os grandes clubes do Brasil, o Vasco só está atrás de Corinthians e Cruzeiro no título de maior invicto em 2009.
A última derrota faz tempo: foi justamente na estreia do Carioca, 2 a 0 para o Americano. Mas 49 dias se passaram, a caravela vascaína navegou por diferentes mares e agora encontra-se num porto tranquilo. O trauma da péssima campanha em 2008 passou e o torcedor já se esqueceu da palavra derrota.Aúltima vez que o Vasco passou dez jogos sem perder foi em 2007, ainda na batalha pelo milésimo gol de Romário.
Mas, na época, o aproveitamento foi de 73%. Hoje, o Vasco acumula sete vitórias e dois empates nos últimos nove jogos. Ou seja, 88,8% de aproveitamento.
Os números somados às últimas atuações enchem os olhos e o técnico Dorival Júnior credita o bom momento aos jogadores. Mas tudo será posto à prova hoje mais uma vez, contra o Boavista.
Isso (invencibilidade) se deve à postura da equipe, à maneira como estão enfrentando o dia-a-dia e os jogos. É uma entrega e o comprometimento muito grande. Esse lado é muito positivo analisou Dorival Júnior.
A invencibilidade no elenco vascaíno não é tratada como obsessão. Pelo contrário. Todos sabem que o time poderá ter dificuldades hoje contra o Boavista, que faz boa campanha no outro grupo da Taça Rio. Mas a cada instante a equipe mostra amadurecimento e se acostuma a não sofrer tanto para vencer as partidas.Emoutras palavras, oVasco de hoje acostumou-se a vencer, característica difícil nos últimos anos na Colina. Mas todos mantêm os pés no chão.
É o caso do zagueiro Fernando. Xerifão da zaga, um dos expoentes do time, ele contém qualquer possibilidade de oba-oba sobre invencibilidade e uma repetição da atuação brilhante como a exibida no clássico contra o Botafogo.
Jogamos numa equipe grande e não podemos nos envaidecer com uma vitória. Temos que nos acostumar a vencer dessa forma e não deixa quem um resultado desse influenciar psicologicamente na gente disse Fernando.
- SuperVasco