Futebol

Vascão vence o Fortaleza em São Januário: 2 x 1

Na noite desta terça-feira (28/07), o Vasco venceu o Fortaleza por 2x1, em São Januário, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série B. Os gols vascaínos foram marcados por Alex Teixeira e Adriano.

O time cruzmaltino volta a campo no sábado (02/08) quando enfrenta o Juventude, em Caxias do Sul.

O jogo

Precisando vencer, o Vasco tomou a iniciativa da partida durante todo o tempo, mas teve dificuldades para superar o sistema defensivo cearense. Aos nove minutos, o time vascaíno teve um importante desfalque. Paulo Sérgio, que aparecia bem no ataque, sofreu falta e deixou o gramado com uma torção no tornozelo. Em seu lugar, entrou improvisado o volante Mateus. O primeiro bom chute a gol da equipe cruzmaltina aconteceu aos 11 minutos. Adriano recebeu na esquerda, tirou um marcador e bateu forte, mas a bola passou à esquerda do gol.

Aos 16, Mateus cruzou rasteiro para Adriano, mas Amarildo chegou antes e salvou o Fortaleza. Dois minutos depois, Souza arriscou da intermediária e forçou o goleiro Alexandre Fávaro a defender em dois tempos. Aos 36 minutos, mais uma vez Souza. Dessa vez, o forte chute no canto fez o goleiro cearense mandar para escanteio. O tricolor cearense só assustou aos 44. Marcelo Nicácio levantou e Cristian cabeceou para fora.

O gol vascaíno saiu aos 45 minutos. Alex Teixeira pegou a sobra na entrada da área, passou por dois defensores e tocou na saída do goleiro: Vascão 1x0. Antes de um intervalo mais um erro de arbitragem contra o Vasco nesta competição. Vílson fez linda jogada na direita e foi derrubado na área. Pênalti claro que o árbitro Edivaldo Elias da Silva, do Paraná, não deu.

Apesar da vantagem, o Gigante da Colina voltou para o 2º tempo no ataque. No primeiro lance, Carlos Alberto recebeu na esquerda e foi travado na hora do chute. Aos seis, Mateus cruzou para a área, Carlos Alberto dominou mas girou na hora de girar e bater. No minuto seguinte, Adriano cobrou falta, a zaga afastou e o rebote caiu nos pés de Ramon, que arriscou o chute e mandou à esquerda de Alexandre Fávaro.

Dominado, o Fortaleza ainda assim conseguiu o empate e em uma jogada de bola parada. Aos 15 minutos, Cristian cobrou escanteio, a bola quicou na área, bateu em Amaral e entrou. O Vasco retomou a vantagem sete minutos depois. Carlos Alberto lançou Alex Teixeira, que foi puxado na área pelo lateral Jaílson e o árbitro desta vez assinalou o pênalti. Na cobrança, Adriano bateu firme para fazer seu segundo gol com o manto sagrado cruzmaltino: Vascão 2x1.

Dois minutos depois, o meia Philippe Coutinho arriscou da entrada da área, a bola desviou na zaga e saiu para escanteio. Aos 26, Robinho recebeu na área, limpou o goleiro, mas bateu na rede pelo lado de fora. Aos 29, o Vasco chegou envolvente ao ataque. Philippe Coutinho chutou com força da entrada da área e Alexandre Fávaro espalmou. Com a vitória encaminhada, o time cruzmaltino não abdicou do ataque nos minutos finais e soube garantir mais três pontos em São Januário. Final: 2x1.

Ficha técnica: Vasco 2 x 1 Fortaleza
Local: São Januário
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e José Amilton Pontarolo (PR)
Renda: R$ 111.063,50
Público: 10.515
Gols: Alex Teixeira aos 45 minutos do 1º tempo; Cristian aos 15 e Adriano aos 22 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Alex Teixeira (Vasco); Júlio, Cristian, Edson, Elvis e Amarildo (Fortaleza).
Expulsões: Jaílson aos 21 e Mateus aos 30 minutos do 2º tempo.

Vasco
Fernando Prass; Paulo Sérgio (Mateus), Vílson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Souza (Philippe Coutinho) e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Adriano (Robinho). Técnico: Dorival Júnior.

Fortaleza
Alexandre Fávaro; Maisena, Amarildo, Edson e Jaílson; Júlio, Kiko (Bismarck), Coutinho e Cristian (Paulo Roberto); Marcelo Nicácio (Elvis) e Luiz Carlos. Técnico: Giba.

Fonte: Site oficial do Vasco