Futebol

Vascão vence o Campinense na Paraíba: 1 x 0 (vídeo)

Na noite desta terça-feira (10/11), o Vasco venceu o Campinense por 1x0, em Campina Grande, com gol de Élton pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série B. Com o resultado, o Gigante da Colina chega aos 73 pontos, oito a mais que o Guarani, 2º colocado.

Se vencer o América-RN nesta sexta-feira (13) em São Januário, o Cruzmaltino conquista por antecipação o título da competição.

O jogo

O Vasco foi a Paraíba e sentiu-se mais uma vez em casa. Com uma grande presença de torcedores cruzmaltinos na arquibancada, o Gigante da Colina começou no ataque contra o Campinense. Aos nove minutos surgiu a primeira boa chance. Nilton encheu o pé em cobrança de falta na entrada da área, mas a bola desviou na barreira e subiu. A partir daí, a pressão foi intensa. Ramon cobrou o escanteio e após bate-rebate, a bola sobrou para Carlos Alberto, que chutou de esquerda, mas a zaga cortou o lance, que tinha destino certo.

Depois de novo escanteio, Ramon bateu cruzado e o goleiro Fabiano espalmou no canto. O Vasco diminuiu o ritmo depois dos treze minutos, quando ficou com um jogador a menos. Allan atingiu um adversário na altura do meio-campo e acabou expulso. O árbitro André Luiz de Freitas Castro, no entanto, não expulsou Anderson Oliveira que, três minutos depois, tentou pisar em Ramon e sequer recebeu cartão amarelo.

A partir daí o jogo se tornou nervoso, com forte marcação das duas equipes e poucas chances de gol. O Cruzmaltino conseguiu abrir o marcador aos 33 minutos. Vilson chegou à frente de Buick e foi derrubado na área. Pênalti, que Élton bateu com categoria e marcou. A equipe da casa assustou aos 35. Após cruzamento da esquerda, Edmundo cabeceou rente à trave esquerda. A última oportunidade do 1º tempo foi vascaína. Adriano recebeu na direita e na hora do chute preferiu driblar dois adversários, mas foi bloqueado pelo segundo rival.

Na volta do intervalo, o time vascaíno poderia ter ampliado o placar. Ramon roubou a bola no meio-campo e avançou em velocidade. O lateral cruzou e Adriano, livre na área, errou a finalização. Aos dez minutos, o Vasco balançou as redes, mas a jogada foi anulada. Adriano cruzou e Carlos Alberto cabeceou para o gol, mas o assistente marcou impedimento.

O Campinense tentava o empate, mas não levava perigo ao gol de Fernando Prass. O Cruzmaltino, por outro lado, administrava a vantagem e tentava o segundo gol. Aos 29 minutos, Carlos Alberto cobrou falta com perigo à esquerda do gol de Fabiano. O time paraibano também ficou com dez em campo aos 33 minutos. Marcelinho Henrique cometeu falta em Nilton e foi expulso.

Três minutos depois, nova expulsão. Buick cometeu falta em Carlos Alberto e recebeu o segundo cartão amarelo. O time paraibano mostrou desequilibro ao fim da partida e Edmundo agrediu Carlos Alberto nos minutos finais e também levou o cartão vermelho. O Vasco poderia ter ampliado o placar no último minuto, mas o goleiro Fabiano defendeu o pênalti cobrado por Ernani. Mesmo assim a vitória estava garantida.

Ficha técnica: Campinense 0 x 1 Vasco
Local: Amigão (Campina Grande)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Alessandro Álvaro da Rocha de Matos (FIFA/BA) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Gol: Élton aos 33 minutos do 1º tempo.
Cartões amarelos: Kléber, Fábio Santana, Buick, Anderson Oliveira e Camilo (Campinense); Fagner, Adriano e Nilton (Vasco).
Expulsões: Allan (Vasco) aos 13 minutos do 1º tempo; Marcelinho Henrique aos 33, Buick aos 37 e Edmundo aos 40 minutos do 2º tempo.

Campinense
Fabiano, Camilo, Kléber e Márcio Paraíba (Marcelinho Mattos); Fábio Santana, Thompson (Almir), Daniel, Anderson Oliveira (Giuliano) e Buick; Marcelinho Henrique e Edmundo. Técnico: Freitas Nascimento.

Vasco
Fernando Prass, Fagner, Vílson, Titi e Ramon; Nilton, Souza, Allan e Carlos Alberto (Magno); Adriano (Ernani) e Élton (Alex Teixeira). Técnico: Dorival Júnior.

Fonte: Site oficial do Vasco / ge